Quais são as similaridades entre a casca dos ovos e os dentes?

Escrito por will gish | Traduzido por luiza g. brando
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são as similaridades entre a casca dos ovos e os dentes?
Os dentes dos predadores são mais adaptados para perfurar a casca dos ovos do que os dentes humanos (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

A casca de ovo é uma fina camada protetora que reveste os embriões dos animais. Os dentes são estruturas duras presentes na boca, utilizados para morder e mastigar. Apesar da ideia dos dentes humanos não levar diretamente à natureza da casca de um ovo, os dois, na verdade, têm algumas características em comum. De modo efetivo, muitas fontes na internet destacam as similaridades entre a casca de um ovo e os dentes.

Outras pessoas estão lendo

Composição

A casca dos ovos e os dentes compartilham um elemento composicional, que é o cálcio. Cerca de 90% do cálcio no corpo de um mamífero se encontra nos dentes e nos ossos. Os animais maiores também precisam de cálcio para formar a casca dos ovos. Nos dentes, o cálcio se encontra no esmalte, a substância mineralizada mais dura presente no corpo de um animal. O cálcio ajuda a fortalecer os dentes contra os danos causados pela mastigação ao longo da vida. Na casca do ovo, o cálcio ajuda a formar a estrutura rígida que protege o ovo contra os danos e as perfurações.

Suscetibilidade aos danos causados pela acidez

Por causa da composição parecida, a casca dos ovos e os dentes compartilham a mesma suscetibilidade aos danos causados pela acidez e por substâncias ácidas. Ambos sofrem erosão parcial ou total quando expostos regularmente ou de maneira intensa à acidez. Qualquer contato com um ácido enfraquece os dentes e a casca dos ovos. Os dentes, e em particular os dentes humanos, entram em contato com líquidos ácidos com mais frequência do que a casca de um ovo. Os refrigerantes contêm grande quantidade de ácido, assim como o vinagre, o café, o chá e o vinho. O ácido está presente em comidas comuns como tomate, lentilha, feijão, morango, oxicoco e mirtilo. Em um ambiente natural, a casca dos ovos tem contato com a acidez por meio da poluição, da chuva ácida e da incursão humana nos territórios selvagens.

Experimentos com ovos

Muitas fontes, como a Canadian Dental Association, sugerem utilizar cascas de ovos em experimentos científicos básicos para demonstrar os impactos negativos causados pela acidez nos dentes, principalmente quando eles não recebem os cuidados e as técnicas de limpeza adequados. Para conduzir esse experimento, coloque um ovo em um copo cheio de pasta dental anticáries. Após quatro dias, retire o ovo, enxágue e mergulhe-o em vinagre por sete a treze horas. Ao mesmo tempo, mergulhe outro ovo, que não tenha sido coberto com pasta dental, também em vinagre. Isso mostrará o que o ácido faz com as substâncias calcificadas, como os dentes, e como a escovação regular os protege.

Similaridades adicionais

A casca dos ovos e os dentes compartilham um espectro de cores que vai do marrom enferrujado ao branco brilhante.

Como os ossos, os dentes e as cascas dos ovos contêm cálcio, um mineral, eles costumam aparecer em formas fossilizadas. Os materiais que não contêm matéria mineral, como a carne, os músculos, os órgãos e os nervos, rapidamente se decompõem, caso não sejam preservados de modo adequado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível