Saúde

Quais sistemas do corpo dependem de um esqueleto saudável?

Escrito por aubrey bailey | Traduzido por wladimir d. uszacki
Quais sistemas do corpo dependem de um esqueleto saudável?

O esqueleto é a armação óssea do corpo humano

BananaStock/BananaStock/Getty Images

O esqueleto dá estrutura ao corpo humano. Ele é composto por aproximadamente 200 ossos diferentes que são conectados por ligamentos, formando as juntas. O esqueleto humano permite que o corpo mantenha uma posição ereta, dá proteção a diferentes órgãos e é essencial para nossa locomoção. A saúde do esqueleto impacta vários sistemas do corpo.

Outras pessoas estão lendo

Sistema muscular

Os músculos são compostos de ventres musculares, junções musculotendinosas e tendões que conectam os músculos aos ossos e permitem o movimento. O sistema muscular inclui os músculos axiais, que fazem parte do tronco, e músculos apendiculares, nos braços e pernas. Os músculos axiais servem primeiramente para manter a postura ereta, enquanto os músculos apendiculares dão movimento aos braços e pernas. Se um osso for quebrado, os músculos não funcionarão corretamente, devido ao comprimento alterado, afetando a alavanca. O sistema muscular depende de um sistema esquelético intacto.

Órgãos internos e sistema digestivo

Os órgãos internos incluem intestinos, estômago, pulmões, fígado, coração, rins e pâncreas. Esses órgãos são vulneráveis a impactos e danos a eles podem oferecer risco à saúde. A caixa torácica e o esterno funcionam como proteção óssea para os órgãos internos. Se ela for danificada, em uma colisão de trânsito, por exemplo, os órgãos internos serão provavelmente afetados também. Por exemplo, os pulmões podem ser perfurados se uma costela for fraturada.

Medula espinhal e sistema nervoso

A medula espinhal transporta informação para e do cérebro para diferentes áreas do corpo. Ela é essencial para as funções vitais do corpo, como a respiração, e é responsável pelo funcionamento dos os músculos que movem pernas e braços. Se a medula espinhal for ferida, todos os sistemas são prejudicados. A medula depende muito de um sistema ósseo saudável, pois é protegida por ossos chamados vértebras que, juntos, formam a espinha. As vértebras podem ser fraturadas em colisões de trânsito, atividades esportivas de alto impacto e devido a problemas de saúde como osteoporose. A área mais importante do sistema nervoso que depende de um esqueleto saudável é o cérebro. Ele é protegido pelo crânio, que lhe protege de danos de impacto.

Outros sistemas

Os ossos contêm uma substância chamada medula óssea, que é responsável pela produção de glóbulos brancos, vermelhos, plasma e plaquetas. Eles são importantes para lutar contra doenças, coagular o sangue quando há vazamentos e levar oxigênio e nutrientes para todo o corpo. Por essas razões, a saúde do esqueleto afeta os sistemas circulatórios e imunológicos.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media