Saúde

Quais tipos de especialidades médicas são voltadas para idosos?

Escrito por aubrey bailey | Traduzido por mariana dsp
Quais tipos de especialidades médicas são voltadas para idosos?

Cuidados médicos especializados são disponibilizados para a população idosa

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

A geriatria é um campo da medicina que foca no cuidado a idosos. Apesar da maioria dos profissionais prestarem serviços a pessoas de todas as idades, existe uma variedade de serviços especializados que focam exclusivamente no tratamento dos idosos. A vantagem desse tipo de serviço é o maior nível de educação e experiência com condições que costumam ser associadas ao envelhecimento.

Enfermaria geriátrica

Os enfermeiros cuidam de pacientes em uma diversidade de lugares, incluindo hospitais, casas de repouso, consultórios médicos e em casa. Aqueles que têm interesse na população geriátrica costumam trabalhar em casas de repouso e asilos. Apesar do treinamento em geriatria ser adquirido na rotina do trabalho, existem cursos acadêmicos para oferecer essa especialização.

Medicina geriátrica

Médicos de família ou de hospitais prestam serviços de saúde para todas as pessoas, inclusive os idosos. Contudo, alguns escolhem se especializar e virar geriatras, focando no cuidado a esses idosos. Esses médicos costumam cuidar da saúde dos pacientes de modo geral, incluindo verificações de rotina e gerenciamento de doenças crônicas. Também existem os médicos que se especializam nos cuidados a idosos dentro de outra especialidade médica. Estes incluem médicos especializados em psiquiatria, cardiovascular e pulmões, assim como médicos que tratam de doenças específicas de algum órgão, como problemas renais.

Reabilitação geriátrica

Profissionais de reabilitação, como fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais, são treinados para trabalharem com pessoas durante o ciclo de vida delas. Alguns terapeutas decidem focar no tratamento de grupos de idade específicos, como a geriatria. Eles podem atender em instalações de reabilitação, casas de repouso e em casa. Outros prestadores de serviços de saúde, como quiropratas e acupunturistas, também podem oferecer serviços mais voltados para a população idosa.

Serviços de saúde à comunidade

Os gerontologistas são profissionais que trabalham em aspectos diferentes relacionados a serviços ligados à saúde da população mais idosa. Eles costumam ser contratados por agências da comunidade e fornecem serviços de advocacia, instruções nutricionais, programas de exercícios e bem-estar e serviços de assistência para pessoas que precisem dela durante o dia. Apesar desses profissionais não serem parte de grupos tradicionais de cuidados com a saúde, os serviços oferecidos ajudam a lidar com problemas cotidianos que impactam diariamente na saúde da população idosa.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media