Quais são a vantagens e desvantagens do design não-experimental?

Escrito por tom becker | Traduzido por elisa dias
Quais são a vantagens e desvantagens do design não-experimental?

Enquetes são um tipo de pesquisa de design não experimental

Comstock Images/Comstock/Getty Images

Métodos quantitativos ajudam pesquisadores de diferentes linhas a juntar informação sobre vários assuntos. Porém, pesquisadores devem escolher seus métodos cuidadosamente, pois um tipo de método de design quantitativo pode não suprir todos os tipos de pesquisa. Algumas pesquisas pedem um design que inclua um tratamento não aplicado, experimento ou qualquer coisa que talvez interfira com o assunto da pesquisa. Esse tipo de método é chamado de design "não experimental" e tem algumas vantagens distintas e desvantagens.

Outras pessoas estão lendo

Vantagem: pouco esforço

Às vezes, pesquisas requerem uma junção pequena e superficial de informações, como em uma enquete. Por exemplo, se quer fazer um censo, aplicar um tratamento ou envolver o pesquisador de alguma maneira no processo, além de simplesmente fazendo perguntas, pode prejudicar a pesquisa. Enquetes curtas também tem a vantagem de não precisar de pesquisadores para administrá-las. Eles terão apenas que distribuir, coletar e estudá-las. Isso se torna uma vantagem importante quando estiver trabalhando com o mínimo de pesquisadores e patrocínio ou quando estiver mantendo os números de variáveis no estudo em um nível baixo.

Desvantagem: superficialidade

A natureza resumida do design não-experimental se torna uma desvantagem, porque não permite a junção de dados depois do tratamento. Fazer isso pode abrir novas áreas para pesquisadores considerarem. Sem a conclusão do experimento ou tratamentos aplicados, a pesquisa se torna bem uni-dimensional — focada em um pequeno conjunto de variáveis. A natureza rápida, "pegue e leve" do design quantitativo não-experimental não consegue dar os mesmo resultados profundos do design experimental e, geralmente, não consegue produzir uma quantidade suficiente de dados nos quais os pesquisadores tirarão conclusões complexas, reveladoras ou valiosas.

Vantagem: não-invasivo

O design não-experimental tem uma vantagem distinta na pesquisa de aplicações nas quais envolvimento ativo ou experimentos dos pesquisadores talvez seja antiético. Pesquisas antropológicas ilustram essa vantagem muito bem. Um exemplo é quando o estudo de uma população humana, tratamento ou experimento interfere com a função padrão, segurança ou paz de espírito dos sujeitos. Em alguns casos, o design experimental em estudos de humanos pode objetificar os sujeitos estudados e, em casos extremos, desumanizá-los. Quer seja tentando preservar as atividades naturais e observáveis de uma população ou preservando suas posses e dignidade com um método não invasivo, o design não-experimental funciona muito bem.

Desvantagem: provar correlações

Juntar dados para gerar um argumento para correlação entre variáveis é o ponto principal da pesquisa. Métodos quantitativos feitos com experimentação ou tratamentos, multiplicam os vários caminhos que pesquisadores alteram as variáveis dentro da pesquisa. Por exemplo: ao observar a reação dos sujeitos em uma situação, pode-se revelar apenas informação sobre poucas variáveis naquela situação. Quando um tratamento ou tratamentos são feitos naquela situação, a quantidade de dados recolhidos pelos pesquisadores aumenta muito. Quanto mais pesquisadores observarem os efeitos em situações variadas, mais o caso de correlação se fortalece. Métodos de designs não-experimentais não quantitativos podem não fornecer dados suficientes para construir um argumento convincente para correlação, muito menos para causa.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media