Questões dissertativas para a terceira série

Escrito por lori furgerson | Traduzido por daniele joi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Questões dissertativas para a terceira série
Questões dissertativas são boas para testar os conhecimentos de seus alunos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Questões dissertativas para alunos da terceira série podem ser difíceis de fazer e exigem uma instrução direta. Os professores precisam fazer uma pesquisa a respeito de que padrão a resposta abordará, devendo planejar com cuidado e de forma colaborativa as perguntas para os alunos. Se você achar que seus estudantes estão respodendo na sorte e não estão realmente raciocinando e usando o conteúdo que aprenderam, considere o uso de perguntas dissertativas para avaliar o conhecimento deles.

Outras pessoas estão lendo

Definição de uma pergunta dissertativa

Questões dissertativas diferem das questões de múltipla escolha, pois exigem que os alunos mostrem seu conhecimento do conteúdo e apliquem-no de alguma forma. A única maneira de obter sucesso nas respostas a essas perguntas é sendo capaz de aplicar o conhecimento daquele conteúdo, que fundamentará sua resposta. As questões de múltipla escolha apenas exigem que os estudantes escolham a resposta que julgam ser correta, a partir de algumas opções. Há menos perguntas dissertativas do que de múltipla escolha em uma avaliação, pois elas são mais demoradas de se corrigir. As perguntas dissertativas serão difíceis para os alunos da terceira série, então será necessária bastante modelagem do professor para mostrar aos estudantes como organizar suas ideias.

Tipos de perguntas dissertativas

Os cinco tipos de perguntas dissertativas são: uma questão dividida, na qual o aluno tem que responder várias partes, com cada uma se tornando mais difícil do que a anterior; uma pergunta de dimensão única, que é aquela simples e direta; uma pergunta com dois ou mais compnoentes relativamente independentes, com três partes não relacionadas; uma pergunta de escolha do estudante, em que é dada à criança opções e é ela quem decide o que quer responder; e uma pergunta com resposta, que fornece informações que a criança precisa interpretar, a fim de responder à pergunta.

Como escrever uma questão dissertativa

Ao elaborar perguntas dissertativas, utilize as normas específicas para seu estado ou as normas nacionais. A questão deve ser composta de um nome, de um limite e das instruções. As respostas não devem ter mais do que uma página, e nelas o aluno precisa apresentar um entendimento do conteúdo e ser capaz de aplicar esse conhecimento. A diferença entre uma pergunta dissertativa e um ensaio é que, nas questões dissertativas, o aluno precisa aplicar seu conhecimento. Por exemplo, usando as normas estaduais comuns para a terceira série, o seguinte padrão foi escolhido para criar uma pergunta dissertativa: fazer e responder perguntas para demonstrar a compreensão de um texto, referindo-se explicitamente ao texto como base para a resposta. Como exemplo, use uma série de livros para selecionar uma história e criar uma pergunta dissertativa baseada no que foi lido.

Melhorando as respostas dos alunos

Para que uma criança se dê bem com uma pergunta dissertativa, ela precisa saber o conteúdo muito bem. Proporcione aos alunos uma prática de alta qualidade nas respostas de perguntas dissertativas. Isso requer que você crie uma questão e leia-a juntamente com seus alunos. Peça para que as crianças a respondam por conta própria. Selecione uma boa resposta de um aluno. Compartilhe-a com a classe, analisando-a e discutindo os componentes que a tornam boa. Os alunos do terceiro ano se envolverão com a escrita de uma forma mais aprofundada. Instruções de escrita para alunos do terceiro ano devem incorporar como trabalhar com sentenças em tópicos, formas de organização das ideias e como escrever respostas de questões dissertativas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível