Razões por que as pessoas cometem bullying virtual

Escrito por clare edwards | Traduzido por marcelo couto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Razões por que as pessoas cometem bullying virtual
Novas tecnologias levam a novos tipos de bullying (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

O bullying virtual é o ato de usar a internet, celulares ou qualquer outro dispositivo digital para perturbar, humilhar ou ameaçar outras pessoas. Os agressores se passam por conhecidos para enganar e fazer a vítima revelar informações, postam fotos ou vídeos das vítimas, espalham rumores e mentiras, expõem informações privadas ou enviam mensagens ofensivas e ameaçadoras. O agressor explora redes sociais, fóruns, programas de mensagens instantâneas, e-mail e mensagens de texto. Esse problema afeta tanto crianças quanto adultos.

Outras pessoas estão lendo

Eles acham engraçado

Em um estudo realizado pelo National Crime Prevention Council dos EUA, 81% dos adolescentes entrevistados afirmaram acreditar que os agressores acham o bullying virtual engraçado. O "Schadenfreude" - prazer derivado das desgraças dos outros - é relatado como um fator motivante pelos próprios agressores. Alguns assediadores virtuais alegam que "fizeram isso pela diversão".

Anonimato

A internet tornou muito mais fácil interagir com outras pessoas de forma anônima. Isso possui aspectos positivos, mas a desvantagem é a falta de responsabilidade pessoal pela intimidação e o assédio. Através da internet, o bullying pode ocorrer sem medo de consequências. Entretanto, os agressores podem ser rastreados e punidos ou processados.

Desrespeito pelo sentimento dos outros

Bem como protegidos de punições, os agressores também estão isolados das consequências negativas das suas ações. Atos de desrespeito ou crueldade que podem parecer impensáveis em um contexto cara a cara, são muito mais aceitáveis quando a vítima e o agressor estão separados por uma parede de texto.

Incentivo e atenção

Os agressores são frequentemente encorajados por amigos ou curiosos. Vitimar uma outra pessoa é um caminho para ele gerar atenção positiva para si mesmo. Alguns agressores não são capazes de distinguir atenção positiva de negativa; ser encorajado ou punido pelo seus atos é considerado algo positivo por tais pessoas, o que torna difícil de desestimular esse comportamento.

Assédio no local de trabalho

O bullying virtual no local de trabalho pode ter motivações similares ao bullying entre crianças e adolescentes, mas com uma agenda mais sofisticada. Pode ser usado como uma forma de prejudicar um rival, espalhando boatos negativos ou diminuindo seu desempenho devido ao estresse. O bullying provocado por superiores pode fazer os empregados se demitirem ou prejudicar seu desempenho de forma que possam ser demitidos.

Quando adultos cometem bullying contra crianças

Em 2007, Megan Meier, de 13 anos de idade, cometeu suicídio depois de receber mensagens de assédio do seu "namorado" online. Essas mensagens vieram de Lori Drew, mãe de uma das amigas do colégio da garota. Drew alegou que ela foi motivada por um desejo de obter informações a respeito de boatos sobre sua própria filha.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível