Reações adversas a mordidas de insetos

Escrito por derek king | Traduzido por anderson gandor
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Reações adversas a mordidas de insetos
Uma picada de mosquito pode disparar sérias reações adversas em algumas pessoas (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Embora insetos não vejam os humanos como presas, eles os mordem ou picam por uma variedade de razões, tais como defesa, sobrevivência e agressividade. Algumas vezes eles lançam toxinas, veneno ou outras substâncias químicas. Diferentes tipos de insetos e suas respectivas toxinas causarão diversas reações físicas à mordida ou picada.

Outras pessoas estão lendo

Picadas de abelha ou vespa

Diversas espécies de abelhas, vespas, marimbondos e drunfos podem picar. Uma picada de cada uma dessas espécies implica em dor devido ao ferrão farpado do inseto. Já que cada espécie de abelha possui um veneno ou qualidade de toxina única, as reações no corpo podem variar. Geralmente o veneno ou toxina é composto de melitina, histamina e apitoxina. As pessoas alérgicas a essas picadas experimentam dor, inchaço e coceira na região atingida. Elas podem sofrer uma reação anafilática perigosa que inclui deficiência respiratória, inchaço de múltiplas partes do corpo, sintomas gastrointestinais (vômito e cólicas) e perda de consciência. Se não for tratada, a reação anafilática pode resultar em morte.

Picadas de mosquitos

As picadas de mosquitos são comuns e quase evitáveis durante os meses de verão. O mosquito morde a pele humana e injeta saliva para alimentar-se de sangue. As reações comuns a picadas de mosquito envolvem o inchaço da área atingida, vermelhidão e coceira. Pessoas alérgicas a picadas de mosquito podem experimentar também um reação anafilática. Sua saliva pode causar problemas adicionais se ela carregar doenças como malária, febre amarela ou dengue. Sinais e sintomas de uma infecção séria incluirão febre, dor de cabeça intensa, desequilíbrio neurológico e glândulas inchadas.

Mordidas de formigas-de-fogo

As formigas-de-fogo são uma variedade que pode inflingir uma dor muito maior em humanos do que as formigas comuns. Elas irão mordê-lo, injetando uma toxina venenosa chamada solenopsina na corrente sanguínea, provocando uma sensação de queimação na área atingida, além de inchaço, descoloração da pele e irritação. Se for alérgico à mordida de formiga, a vítima também poderá experimentar uma reação anafilática.

Mordidas de aranha

Apesar de aranhas não serem insetos (são aracnídeos), sua mordida pode causar reações similares às de mordidas de insetos. Diversas espécies de aranhas morderão os seres humanos como uma reação de defesa ou um ato de agressão. Uma aranha utilizará suas presas para realizar mordidas afiadas. Com aranhas não venenosas, o ser humano experimentará um ligeiro desconforto e um pequeno inchaço durante alguns minutos. As reações a aranhas venenosas duram mais de 24 horas, e atacam o sistema nervoso (neurotóxicas) ou os tecidos e órgãos (necróticas). As reações comuns aos venenos neurotóxicos incluem cólicas abdominais, contrações musculares, atividade neurológica excessiva e problemas de respiração. Mordidas necróticas podem causar erupções cutâneas, inchaço, coágulos sanguíneos, falência dos rins e em casos mais severos, a morte.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível