Mais
×

Como reagir ao comportamento narcisista

Atualizado em 23 março, 2017

Os narcisistas são simplesmente fascinados por eles mesmos. Falam sobre si mesmos, exigem admiração e reconhecimento e acreditam que todos devam invejá-los. Eles podem inclusive mentir ou exagerar a realidade como uma forma de se elevarem acima do "rebanho". Quando você encontrar uma pessoa narcisista, a sua reação inicial pode ser o choque, mas, em alguns casos, a melhor reação pode ser a de não reagir.

Instruções

Como reagir ao comportamento narcisista (Vanity in Simplicity image by Chris Fourie from Fotolia.com)
  1. Tenha em mente que o narcisismo é um transtorno de personalidade — frequentemente com raízes na infância, como abuso ou negligência. Muitas vezes a pessoa não consegue se controlar — ela realmente acredita em suas ilusões de superioridade. Lembre-se de que o Transtorno da Personalidade Narcisista (TPN) é classificada como doença mental.

  2. Evite confirmar as ilusões da pessoa. Não concorde com suas fantasias extravagantes de como ela é importante — isso dará a ela uma razão para continuar e pode causar uma piora no seu comportamento.

  3. Ignore a pessoa sempre que possível. Um narcisista se alimenta da atenção dos outros. Quando a pessoa começar a falar excessivamente sobre si mesma, a melhor coisa a fazer é se afastar — deixar a situação.

  4. Evite dizer diretamente à pessoa que ela é narcisista. Ela provavelmente irá resistir e abandoná-lo, possivelmente ficando ressentida com você pela acusação. Esse é um diagnóstico que você deve deixar para um profissional.

  5. Tenha expectativas sensatas sobre a capacidade da pessoa deixar de ser tão egocêntrica. Esse transtorno não vai embora sozinho — com frequência, a pessoa irá precisar de aconselhamento intensivo para lidar com o seu narcisismo. Sugira o aconselhamento se você tiver um relacionamento próximo com a pessoa (casamento, por exemplo). Embora ela possa não conseguir interromper completamente o comportamento, o tratamento pode melhorar a sua condição.

  6. Mantenha-se positivo e determinado. Um narcisista pode ser um peso para seus amigos e sua família e quase sempre irá rebaixar os outros como uma forma de se fortalecer. É importante que você mesmo tenha uma autoestima forte para não começar a acreditar e aceitar o que ele diz como se fosse a verdade.

Dicas

  • Se você fizer um acordo com uma pessoa que tenha tendências narcisistas, certifique-se de obter um acordo por escrito. Dessa forma, ela estará legalmente impedida de mudar e driblar as condições frequentemente para servir às suas altas exigências.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article