Realizações na Era de Ouro dos gregos

Escrito por ann trent | Traduzido por rodrigo castilhos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Realizações na Era de Ouro dos gregos
Aristóteles é um dos filósofos associados à Era de Ouro da Grécia (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

A Grécia Antiga, que era composta por várias cidades-estados, a mais influente delas sendo Atenas, é muitas vezes considerada o berço de muitos elementos da cultura ocidental moderna. A Era de Ouro da Grécia, normalmente situada entre 500 e 300 aC, está associada a algumas das maiores realizações na tradição ocidental e ao início da civilização, arte e governo semelhante ao nosso.

Outras pessoas estão lendo

Democracia

Os líderes gregos como Sólon e Péricles colocaram em funcionamento legislações e alteraram estruturas governamentais em direção a uma prática mais democrática. Sólon introduziu reformas econômicas para perdoar as dívidas das classes mais baixas, proporcionando uma igualdade econômica muito necessária. A troca de líderes aristocráticos por uma liderança mais democrática ocorreu após a insistência de um aristocrata chamado Clístenes, que incentivou uma participação cívica maior no governo. Péricles avançou essas reformas iniciais, incentivando a igualdade de direitos para todos os cidadãos livres. Embora nem todas as pessoas pudessem votar na Grécia Antiga (mulheres, escravos e homens atenienses que não morassem dentro dos limites da cidade não poderiam votar), essas mudanças em Atenas criaram os primeiros indícios de democracia na história.

Realizações na Era de Ouro dos gregos
Péricles é um dos líderes mais famosos da Atenas democrática (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Filosofia

A Era de Ouro da Grécia provavelmente seja mais conhecida pela filosofia, e Sócrates, Platão e Aristóteles são os três maiores filósofos desse período. O primeiro deles, considerado um dos filósofos mais importantes e influentes da história, ficou conhecido por seus métodos de ensino não-tradicionais e uso de questionamentos para ajudar a desvendar as hipóteses fundamentais de seus alunos. Ele estava disposto a desafiar radicalmente as normas culturais do seu tempo, o que finalmente resultou em sua condenação à morte por veneno por “corromper a juventude” de Atenas. Platão, aluno de Sócrates, é o segundo grande filósofo da Era de Ouro dos gregos. Ele ficou conhecido por seu tratado sobre o governo chamado “A República”, e seu conceito de “formas” versus realidade material ainda é estudado pelos estudantes de filosofia na atualidade. Embora Aristóteles não fosse ateniense, morou em Atenas durante grande parte de sua vida e foi aluno de Platão. Os textos de Aristóteles sobre política, literatura e mundo natural abriram caminho para os futuros pensadores e cientistas.

Realizações na Era de Ouro dos gregos
Representação de Sócrates em um julgamento (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Arte

Os avanços mais significativos da arte durante a Era de Ouro grega estavam na escultura, arquitetura e cerâmica. A escultura grega durante esse período passou de uma forma rígida e não natural para formas humanas mais realistas e naturais, conforme demonstrado nas estruturas sobreviventes famosas, como a Vênus de Milo e a Vitória de Samotrácia. A arquitetura helênica é conhecida por seu estilo “coluna e lintel”, no qual um bloco horizontal é colocado sobre pilares ou colunas. Os três estilos principais são o dórico, o jônico e o coríntio. A cerâmica da Grécia tinha muitas formas e estilos, mas seu aspecto mais interessante durante a Era de Ouro foi a utilização de pigmento preto para criar figuras e cenas horizontalmente no vaso, as quais muitas vezes eram representações complexas de cenas mitológicas.

Realizações na Era de Ouro dos gregos
Exemplo de coluna em estilo coríntio (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Teatro

Embora o teatro grego tenha iniciado como parte da prática religiosa, ele tornou-se uma arte complexa durante a Era de Ouro grega. Dramaturgos como Ésquilo, que dramatizou a história de Agamenon, e Sófocles, autor da famosa tragédia de Édipo, são considerados os mestres da criação. Apesar de permanecerem fieis à mitologia tradicional, eles exploraram as complicações éticas e emocionais das histórias e humanizaram seus personagens.

Realizações na Era de Ouro dos gregos
Um busto de mármore de Sófocles, o dramaturgo grego mais famoso (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível