Como receber uma certificação em soldagem

Escrito por james teats | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como receber uma certificação em soldagem
A certificação de soldador demonstra seu conhecimento e habilidades para empregadores potenciais (the welder image by Louise McGilviray from Fotolia.com)

Um soldador é uma pessoa que trabalha esquentando e derretendo metais ou termoplásticos para uni-los. A maioria deles ganham experiência através de treinamentos vocacionais ou programas de estudo em colégios comunitários ou técnicos. Livros, seminários e workshops também fazem parte do processo educativo. A certificação permite aos soldadores demonstrar os conhecimentos e habilidades em soldagem de tipos específicos.

Outras pessoas estão lendo

Tipos

A "American Welding Society" (AWS -- Sociedade Americana de Soldagem) oferece mais de 15 programas de certificação individuais, incluindo "Certified Welder" (Soldador certificado), "Certified Welding Inspector" (Inspetor de soldaduras certificado), "Certified Welding Educator" (Treinador em soldagem certificado), "Certified Welding Engineer" (Engenheiro em soldagem certificado), "Certified Robotic Arc Welding" (Soldador de braços robóticos certificado) e "Certified Welding Fabricator" (Fabricador de soldaduras certificado), de acordo com o site "AWS.org". A certificação da AWS é a mais comum, mas há várias outras outorgadas por instituições como a "American Society of Mechanical Engineers" (ASME -- Sociedade Americana de Engenharia Mecânica), o "American Institute of Steel Construction" (AISC -- Instituto Americano de Construção com Aço) e outras com códigos diferentes, de acordo com o "National Certification and Testing Bureau" (Escritório Nacional de Certificação e Testes) da "Certified Welding Technologies" (CWT -- Tecnologias de Soldagem Certificadas).

Avaliação

O programa de certificação em soldagem é uma avaliação baseada no desempenho sem requisitos prévios de cursos ou certificações. Os soldadores interessados em receber uma certificação podem agendar uma consulta nas instalações creditadas pela AWS. Durante um exame, os soldadores devem fazer um trabalho que será avaliado por um inspetor certificado e receberão críticas sobre o encaixe, a montagem e o posicionamento. Caso forem reprovados, os exames poderão ser feitos novamente.

Marco de tempo

A formação em soldagem leva anos, mas os soldadores podem obter a certificação em semanas. Os resultados do exame são disponibilizados imediatamente após finalizar, mas a AWS recebe a solicitação e resultados até duas semanas depois. O departamento de certificações da instituição envia por correio um cartão de certificação e alguns formulários para a renovação do mesmo após quatro a seis semanas.

Custo

O treinamento em um instituto custa milhares de dólares, mas a AWS cobra uma taxa pequena após aprovar o exame. Pode haver comissões adicionais para a certificação avançada. Alguns institutos de soldagem, como o "Hobart Institute of Welding Technology" (Instituto Hobart de Tecnologia de Soldagem), oferecem treinamento adicional na planta e em campo, com um custo negociado, de acordo com o site "Welding.org".

Benefícios

Completar o programa preparatório para a certificação assegura aos futuros empregadores, que o soldador foi avaliado profissionalmente em um tipo específico de trabalho e está ciente dos procedimentos de segurança necessários. É também para os soldadores uma forma de obter mais valor profissional. A certificação da AWS é reconhecida internacionalmente.

Advertências e dicas

Todos os soldadores certificados pela AWS devem enviar um formulário de renovação da certificação a cada seis meses para verificar a prática continuada no tipo de soldagem. A certificação é obrigatória segundo códigos de construção estadual e local e em casos nos quais a segurança pública seja importante, de acordo com o site "WeldingCertification.com".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível