Mais
×

Receita de cola branca

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A cola branca é um elemento comum em vários projetos de trabalhos manuais. Apesar de ser possível comprá-la, parte da diversão do artesanato é fazer tudo sozinho, incluindo a própria cola. Existem várias formas de fazer cola branca em casa utilizando as próprias mãos. Algumas receitas são tão simples que te deixarão pensando por que alguém ainda compra colas.

É possível fazer cola branca em casa com ingredientes domésticos

Cola de leite e vinagre

Uma das receitas mais fáceis de cola branca envolve a mistura de leite e vinagre. Quando o leite é misturado com o vinagre, grandes pedaços de caseína são formados, a qual é atraída pelas fibras da madeira, papel ou papelão, colando-os. A união se fortifica conforme a cola seca.

Para fazer essa cola, simplesmente coloque meia xícara de leite morno e duas colheres de sopa de vinagre em uma xícara ou vasilha. Misture bem os ingredientes e então deixe a mistura em repouso por três minutos. Filtre o excesso de água passando a mistura por um filtro de café. Colete os pedaços de caseína do filtro e misture-os com cerca de uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Você terá uma cola pastosa similar à argamassa para trabalhar.

Cola básica com farinha

A cola básica com farinha pode ser feita com ingredientes domésticos comuns. Na verdade, os principais ingredientes para fazer essa cola são farinha e água, que podem ser encontradas em quase todas as cozinhas. Pegue uma pequena panela para utilizar no fogão, uma colher para misturar e um recipiente hermético para armazenar a cola. Combinados com farinha e água, esses itens fornecerão tudo o que você precisa para fazer cola branca em casa em questão de minutos.

Misture a farinha de trigo integral com água fria até que tenha a mesma consistência de uma massa líquida de panquecas. Bata a mistura até que não haja caroços e a massa tenha uma consistência homogênea. Caso esteja muito líquida, acrescente mais farinha, ou acrescente mais água se ela estiver muito grossa.

Enquanto mistura, gentilmente aqueça os ingredientes até a fervura, deixando-os ferver por três minutos. Deixe a mistura esfriar antes de usá-la. Coloque a cola em um recipiente hermético. Caso a pasta endureça, apenas misture uma pequena quantidade de água morna até ela amolecer.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article