Em que regiões as correntes quentes se originam?

Escrito por robert korpella | Traduzido por mariana munhoz
Em que regiões as correntes quentes se originam?

As correntes quentes carregam a água de regiões quentes para regiões frias

A day at the beach image by onebadtaz from Fotolia.com

As correntes marinhas quentes se originam, invariavelmente, nas regiões tropicais do planeta. Ventos atmosféricos, a rotação da terra, e até mesmo o grau de salinidade da água, afetam a movimentação dessas correntes. Normalmente elas se movem das regiões quentes para as regiões frias do planeta, ajudando a manter o balanço na temperatura do planeta. Essas correntes quentes superficiais são empurradas pelos ventos para o norte, quando ao norte do Equador, e para o sul, quando ao sul do Equador.

Outras pessoas estão lendo

Correntes de limite oeste

As correntes que se formam em águas equatoriais quentes e se movem em direção às águas temperadas são chamadas de correntes de limite oeste. As correntes de limite leste fazem o trajeto oposto e trazem as águas mais frias das regiões temperadas para as áreas equatoriais. O planeta tem diversas correntes de limite oeste e leste que movimentam a água por diversas regiões do planeta. Algumas das maiores correntes de limite oeste são a Corrente do Golfo, a Corrente da Somália e a Corrente do Japão.

Corrente do Golfo

A Corrente do Golfo é uma das correntes quentes mais rápidas. Essa corrente é forte e suas águas possuem alto grau de salinidade. A Corrente do Golfo se origina nas águas profundas do Golfo do México, atravessa a Flórida e se move a uma velocidade de 10 km/h em direção ao Atlântico Norte. Essa corrente tem, em média, aproximadamente 100 km de largura e 3,000 pés de profundidade.

Corrente da Somália

A Corrente da Somália, ao longo da costa africana, muda a direção do seu fluxo duas vezes por ano. De maio a setembro, essa corrente quente se move em direção ao norte a 15 km/h. Mas, de novembro a março, ela se move lentamente em direção ao sul. A Corrente da Somália leva águas quentes para o Oceano Índico, sendo é uma das poucas correntes quentes do hemisfério norte que se movem em direção ao sul, pelo menos por uma parte do ano.

Corrente do Japão

A Corrente do Japão se origina perto das Filipinas e se move na direção nordeste. A velocidade da corrente varia entre 1,5 km/h e 11 km/h enquanto ela leva as águas quentes dos Pacífico Sul em direção à costa do Japão. Por operar em um corpo de água vasto como o Pacífico, a Corrente do Japão consegue mover grandes quantidades de água quente em direção ao norte.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media