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Regras de caligrafia para posicionamento do papel e da pegada do lápis

Atualizado em 17 abril, 2017

A caligrafia é parte da personalidade de uma pessoa e é única de alguma maneira. Se a caligrafia não for ilegível, você pode ler a mensagem de outra pessoa porque há consistências reconhecíveis. As bases sobre as quais as pessoas desenvolvem sua caligrafia são ensinadas no começo da infância e há alguma regras e princípios básicos para aqueles que querem começar a ensiná-la.

As crianças aprendem as habilidades básicas de escrita em uma idade tenra (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Habilidades motoras

Jovens estudantes aprendendo a escrever acabaram de desenvolver as habilidades motoras necessárias para isto. Eles também estão em uma idade impressionável, quando os hábitos que desenvolvem relacionados à escrita vão se impregnar e ser difíceis de quebrar mais tarde. Instrução paciente e amigável leva em consideração a variabilidade do desenvolvimento de habilidades motoras entre as crianças é necessária para ensinar efetivamente a primeira habilidade crucial: como segurar o lápis.

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Progressão da pegada

Crianças entre 12 e 18 meses normalmente conseguem segurar um lápis ou giz envolvendo-os com a palma da mão e com a ponta voltada para longe do dedão. Entre 2 e 3 anos, eles normalmente conseguem aprender a segurar com o punho meio fechado mantendo a ponta do lápis entre o dedão e o indicador. Com 3,5 para 4 anos, normalmente conseguem segurar de uma forma bem similar à dos adultos, com a ponta do lápis segura entre o dedão, o indicador e o dedo do meio e o corpo do lápis se apoiando na região da pinça. Na posição utilizada pelos adultos a pala e o restante dos dedos ficam apoiados na superfície para dar estabilidade e os dedos fazem a maior parte do trabalho. Entre os 4 e 6 anos, os professores esperam que a criança domine a pegada adulta. Esta pegada dá à pessoa fluência para escrever com letra cursiva mais rapidamente.

Posição no assento

A postura ergonômica ideal para o jovem aprendiz é sentado com os pés totalmente apoiados no chão, coxas e torso em um ângulo reto, cabeça ereta e antebraços descansando na borda da superfície usada para escrever. Esta superfície deve estar posicionada de forma que a mão da criança descanse na superfície da mesa, seus cotovelos se dependurem com apenas um pequeno ângulo. A superfície ideal é levemente inclinada, o lado mais baixo mais perto da criança, de forma que a superfície do papel esteja em um ângulo natural com o olhar dela enquanto ela estiver sentada ereta.

Posição do papel

O papel deve estar posicionado em um ângulo correspondente ao da mão dominante da criança. Para crianças destras, o papel deve se inclinar levemente para a direita para quando a criança estiver escrevendo da esquerda para a direita, a inclinação do papel corresponda ao arco natural do antebraço da esquerda para a direita. Respectivamente, se a criança for canhota, o papel deve estar levemente inclinado para a esquerda. Os canhotos geralmente enrolam sua mão sobre o topo da linha de forma que a mão não tampe o que eles já escreveram.

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Referências

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