Regras do revezamento 4x100 da natação

Escrito por fábio nascimento
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Regras do revezamento 4x100 da natação
Prova é disputada tanto no masculino quanto no feminino (Alexander Hassenstein/Getty Images Sport/Getty Images)

O revezamento 4x100 metros livre é uma das provas mais importantes da natação mundial. Praticada tanto por homens quanto mulheres, a modalidade entrou no calendário dos Jogos Olímpicos de 1908, em Londres. Os Estados Unidos são o maior ícone desse esporte: mantiveram o recorde mundial por longos períodos, entre 1938 e 1955, e de 1963 a 2000, tendo recuperado a melhor marca em 2006. Saiba quais são as regras para competir.

Outras pessoas estão lendo

A piscina

As disputas ocorrem em piscinas de 25 ou 50 m, sendo que as competições mais importantes – como etapas do Mundial e Jogos Olímpicos – são realizadas na de maior extensão. Nas provas de revezamento, a profundidade mínima deve ser de 1,35 m na cabeceira, de onde o atleta salta. No restante do percurso, o limite sobe para 2 m. As plataformas de salto devem estar de 50 cm a 75 cm acima do nível da água.

A prova

A prova consiste na disputa de várias equipes com quatro integrantes cada. Todos devem percorrem 100 m – geralmente uma ida e uma volta. Assim que o primeiro atleta cumpre seu percurso, outro companheiro salta para fazer o mesmo trecho e manter a participação de seu time na disputa. O competidor seguinte só pode iniciar sua participação quando o anterior toca a parede da piscina após concluir seu trajeto, o que é verificado por meio de sensores eletrônicos.

Equipes

Uma equipe deve contar com, ao menos, quatro competidores para disputar as provas do revezamento. Dessa forma, não é permitido que um deles volte à piscina, na mesma prova, após concluir o seu trajeto. No caso de uma competição completa, podem ser convocados mais nadadores, fazendo com que alguns sejam poupados nas fases iniciais. Essa estratégia é muito utilizada nos Mundiais e nos Jogos Olímpicos, já que alguns dos nadadores disputam provas individuais no mesmo campeonato.

Revezamento 4x100 metros livre

Existem dois tipos de prova no revezamento 4x100 m. Um deles é o livre, em que os atletas escolhem como vão nadar. O movimento usado por todos é o crawl, por ser o mais veloz. O competidor fica em posição horizontal, voltado para o fundo da piscina. Ele gira os braços na linha de seu corpo, enquanto as pernas se movem como uma tesoura. Por ser sempre escolhido, esse movimento acabou sendo mais conhecido como estilo livre.

Revezamento 4x100 metros medley

A outra modalidade prevista nas provas do revezamento 4x100 m é o medley. Neste, ao contrário do livre, existe uma ordem predeterminada de estilos a ser executados. O primeiro atleta precisa nadar de costas. O segundo deve adotar o nado peito, enquanto ao terceiro caberá competir no borboleta. O quarto competidor, por sua vez, pode se valer de qualquer estilo que não seja um dos três anteriores. Por isso, geralmente adota o crawl.

Competição

As competições oficiais geralmente ocorrem no sistema de eliminatórias. Todas as equipes se enfrentam em diferentes baterias, com no máximo oito competidores em cada uma. Os grupos que obtiverem os 16 melhores tempos avançam para as semifinais. Nessa nova fase, eles voltam às piscinas em busca de uma vaga na final. Metade desses times irá para o nível seguinte. A grande decisão é disputada uma única vez, vencendo quem completar a prova mais rápido.

Arbitragem

Um verdadeiro time é escalado pela Federação Internacional de Natação para agir como árbitros na prova. O padrão é o adotado nos Jogos Olímpicos, com um árbitro geral, juiz de partida e supervisor da sala de controle. São escalados ainda nove inspetores de volta para avaliar se cada atleta fez a virada na piscina da forma correta, além de dois avaliadores de estilos de nado. Para concluir, são escalados um anotador e um verificador de falsa saída.

Faltas

Os atletas podem receber punições e até ser desclassificados da prova se incorrerem nas seguintes faltas: queimar largada (iniciar a prova antes da determinação do árbitro) ou saltar antes de o atleta anterior tocar a borda da piscina. No revezamento 4x100 medley, um competidor é punido se utilizar outro estilo de nado ao realizar a virada para os 50 m finais. Também não é permitido trocar a ordem de entrada dos nadadores sem aviso prévio.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível