Relação entre taxa cardíaca e VO2 máximo

Escrito por emily alvers ms, csn, cpt | Traduzido por tiago tostes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Relação entre taxa cardíaca e VO2 máximo
Alto VO2 máximo e baixa frequência cardíaca de repouso são associados à aptidão cardiovascular e são comuns entre atletas de resistência (female runner 2 image by jimcox40 from Fotolia.com)

VO2 máximo é a mais precisa medida para atividades físicas com foco cardiorrespiratório. Ele mede a quantidade máxima de oxigênio que o corpo pode utilizar em um minuto por quilograma de peso corporal (mL/kg/min). Durante o exercício, o ritmo cardíaco aumenta assim como a liberação de oxigênio para o corpo. Por causa de sua relação de dependência, o VO2 máximo e a frequência cardíaca são ferramentas valiosas usadas para avaliar o nível de aptidão cardiovascular de uma pessoa.

Outras pessoas estão lendo

Os fatos

O teste de VO2 máximo geralmente é realizado em dispositivos de análise cardíaca, tais como uma esteira ou bicicleta ergométrica. A intensidade do exercício e a frequência cardíaca são aumentadas gradualmente, enquanto o oxigênio e dióxido de carbono presentes no ar inspirado e expirado são medidos por meio de uma máscara de respiração. O VO2 máximo é alcançado quando os níveis de consumo de oxigênio não aumentam, apesar do aumento da intensidade.

Importância

Medir a frequência cardíaca e VO2 máximo ajuda aos profissionais prescreverem exercícios com segurança e eficácia para os diferentes níveis de aptidão física. Estas medidas servem também como "uma ferramenta importante no treinamento de exercício como parte de uma reabilitação cardíaca", de acordo com as diretrizes publicadas conjuntamente pela Universidade Americana de Cardiologia e a Associação Americana do Coração. A avaliação da função cardíaca e do consumo de oxigênio podem ser igualmente benéficas para iniciantes que procuram melhorar a saúde, para atletas de resistência em busca de melhor desempenho e para pacientes cardiopatas no processo de melhorar o funcionamento cardíaco.

Opinião de especialista

"Estudos mostram que você pode aumentar seu VO2 máximo trabalhando em uma intensidade de exercício que aumente a frequência cardíaca entre 64 a 94% de seu valor máximo por pelo menos 20 minutos, três vezes na semana", recomenda o Colégio Americano de Medicina do Esporte. Aqueles com um VO2 máximo alto provavelmente também têm uma menor frequência cardíaca de repouso, pressão arterial mais baixa e menor risco de doenças crônicas.

Considerações

Em geral, quanto mais alto o VO2 máximo melhor, mas os limites variam de acordo com o sexo e a idade. Uma mulher de 25 anos com um VO2 máximo de 36 ml/kg/min seria classificada com uma "pobre" aptidão cardiovascular, enquanto um homem de 65 anos com o mesmo valor seria classificado com um "boa" aptidão cardiovascular. Realizar um teste de VO2 máximo vai ajudar a obter uma melhor compreensão de seu nível atual de condicionamento físico.

Alerta

Esse teste requer um exercício intenso que aumenta a frequência cardíaca a tal ponto que chegue a levar o corpo a seus limites máximos. Isto é necessário para medir com precisão a quantidade máxima de oxigênio que o corpo é capaz de utilizar durante o exercício. Os indivíduos com problemas cardiovasculares ou respiratórios devem realizar o teste sob a supervisão de um médico qualificado ou profissional de esportes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível