Como fazer um relatório de um livro avaliando os pontos fortes e fracos

Escrito por jared lewis | Traduzido por gisel soto
Como fazer um relatório de um livro avaliando os pontos fortes e fracos
Ler atentamente o livro é necessário para produzir um bom relatório (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Escrever um relatório sobre um livro é uma tarefa que muitos alunos aprendem na escola. Os relatórios fornecem uma via de aprendizagem da arte de redação e como analisar uma peça de literatura. Alguns deles avaliam os pontos fortes e fracos de um livro e se assemelham a ensaios analíticos. Escrever um relatório dessa natureza não precisa ser uma tarefa difícil. Em vez disso, ele pode ser realizado com um planejamento simples.

Instruções

  1. 1

    Leia o livro com atenção e tome algumas notas. É necessário ter uma compreensão completa do livro, da trama, dos personagens e dos temas para produzir um relatório de qualidade.

  2. 2

    Realize uma pesquisa para conhecer as opiniões sobre o livro que você está lendo. Isso pode dar algumas ideias sobre como avaliar o texto.

  3. 3

    Crie uma lista de pontos fortes e fracos do livro. Anote-os em uma folha de papel para que possa consultá-los quando for necessário durante o decorrer do seu relatório.

  4. 4

    Desenvolva um esboço que pode servir como um guia enquanto você escreve. Ele deve mostrar o conteúdo do relatório e incluir a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Em primeiro lugar, você deve introduzir o leitor ao tema principal, fornecendo uma explicação e análise do livro.

  5. 5

    Escreva o desenvolvimento, que deve conter os principais argumentos para os pontos fortes e fracos do livro. Você pode abordar isso de duas maneiras. É possível explicar todos os pontos fortes do livro primeiro e depois explicar os fracos ou vice-versa. Outra abordagem para esse tipo de relatório é fazer uma comparação de cada ponto, listando um ponto positivo seguido por um negativo antes de passar para o próximo par.

  6. 6

    Conclua seu ensaio fornecendo um resumo do que você escreveu. Uma boa conclusão deve deixar os leitores se sentindo satisfeitos de receber uma avaliação total e completa da história.