Removendo maus odores do sistema de ventilação do carro

Escrito por chris stevenson | Traduzido por mariana dsp
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Removendo maus odores do sistema de ventilação do carro
Os filtros de ar devem ser trocados a cada 20.000 ou 25.000 km, ou até antes, em ambientes sujos (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

As saídas de ventilação e o ar-condicionado automotivo permitem que o ar quente ou frio circule pelo interior do veículo. Com o tempo, ou se exposto a certas condições, os dutos podem acumular pó, ácaro, fungo, mofo, fumaça de cigarro, pólen, fuligem, fumaça e bactérias, que podem causar odores ruins. Alguns contaminantes podem até causar reações alérgicas e náusea. Existem diversas opções para livrar-se desses cheiros.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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O que você precisa?

  • Manual de reparos do veículo
  • Chaves de fenda
  • Limpador bactericida em spray
  • Filtro de ar
  • Máscara anti-partículas
  • Ar comprimido (lata)
  • Compressor de ar (opcional)
  • Desodorizadores para carro
  • Tesoura
  • Perfume
  • Aspirador de pó e água

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Instruções

  1. 1

    Estacione o veículo e puxe o freio de mão. Levante o capô. Abra todas as portas e abaixe os vidros. Consulte o manual do proprietário para localizar o filtro de ar, que costuma ser encontrado em modelos fabricados a partir do ano de 2001. Ele estará no compartimento do motor, atrás da parede corta-fogo, dentro de uma capa de plástico ou metal, ou dentro do veículo, do lado do passageiro, sob o painel.

  2. 2

    Solte os clipes ou use uma chave de fenda para remover o painel de acesso ao filtro. Limpe o interior com o spray bactericida e panos, para remover mofo, pó, fungos e outras sujeiras. Seque com outro pano.

  3. 3

    Examine o filtro de ar à procura de pó, mofo, fungos ou partículas. Se houver um cheiro ruim, será necessário substituir por um novo filtro. Use a marca recomendada pelo fabricante. Alguns filtros têm telas ou esponjas para filtrar partículas; outros têm a tecnologia HEPA. Antes de trocar o filtro, abra as saídas de ar do veículo. Use uma máscara para se proteger do pó. Use ar comprimido para dar uma borrifada nos dutos de ar, usando uma lata ou um compressor de ar, através da entrada de ar do filtro.

  4. 4

    Ligue o ar-condicionado e alterne entre "ar fresco" e "recirculação interna" para expelir todas as partículas com o ar comprimido. Procure as saídas de ar no painel ou na grade frontal do veículo e aplique o ar comprimido. Consulte o manual do proprietário para encontrar a localização delas, se estiver em dúvida. Use o ar em todas as saídas de ar do veículo.

  5. 5

    Passe o spray bactericida dentro da entrada de ar do filtro. Coloque o novo filtro no lugar, seguindo as instruções. Coloque a tampa do filtro no lugar ou coloque novos parafusos, apertando-os com a chave de fenda.

  6. 6

    Aplique o spray bactericida em cada duto de ventilação. Se as fendas forem muito apertadas, você pode retirá-las com a ajuda de uma chave de fenda para facilitar o acesso. Limpe as aletas, o interior e os dutos usando o spray e um pano. Enrole um pano na ponta da chave de fenda para alcançar o mais fundo possível. Coloque as saídas de ar de volta no lugar.

  7. 7

    Corte um desodorizador para automóveis em dois ou três pedaços com a tesoura. Coloque os pedaços dentro dos dutos de ventilação. Espirre algumas borrifadas de perfume nos dutos, se preferir esse cheiro. Dê partida no motor e deixe ligado por entre 10 e 15 minutos. Alterne entre "ar fresco" e "recirculação interna".

  8. 8

    Desligue o ar-condicionado e ative os aquecedores na máxima velocidade e temperatura. Deixe ligado por entre 10 e 15 minutos. Desligue o aquecedor. Limpe qualquer excesso de spray das saídas de ar e do painel com um pano.

  9. 9

    Use um aspirador de pó e água para remover toda a poeira e partículas dos assentos, painéis laterais e carpetes. Não deixe nenhum resíduo de pó no interior do carro, pois ele pode conter contaminantes que vieram dos dutos de ar. Para arejar melhor, deixe as portas e janelas abertas se você gosta da luz solar, mas lembre-se de deixar o veículo ligado para manter a bateria carregada.

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