×
Loading ...

Como remover alumínio e fosfato de aquários

Atualizado em 21 novembro, 2016

O fosfato é encontrado em muitas coisas, como água e comida, e irá acumular-se em aquários tanto de água doce quanto de água salgada. Ele é um fertilizante primário para algas incômodas de água doce e salgada. A acumulação de alumínio no aquário pode vir de água da torneira, filtros de óxido de alumínio e na presença de metais de alumínio sobre objetos, e é tóxica para peixes em grandes quantidades. A remoção de ambos os produtos químicos pode ser realizada com métodos diferentes, e às vezes da mesma maneira.

Instruções

O fosfato e o alumínio podem comprometer a saúde e a estabilidade de aquários de água doce e de água salgada (Comstock/Comstock/Getty Images)

    Removendo o fosfato

  1. Use água de uma fonte limpa, livre de fosfatos. A água da torneira muitas vezes contém fosfatos e outros compostos indesejáveis. É possível controlar o nível de fosfato da água adicionando mais água da torneira, se necessário. Uma boa solução é usar água destilada ou deionizada. A água destilada geralmente pode ser comprada em supermercados e funciona bem em aquários pequenos, mas o custo seria substancial para usar água destilada em um aquário maior. Em vez disso, é aconselhável comprar um filtro deionizador e usá-lo para purificar a água do seu tanque.

    Loading...
  2. Instale um desnatador de proteínas, também conhecido como skimmer. O skimmer mistura ar à água e remove compostos orgânicos. Os skimmers funcionam apenas com água salgada, assim, aquários de água doce devem usar métodos alternativos. Eles irão remover compostos fosfatados orgânicos antes de quebrá-los em compostos de fosfato inorgânico.

  3. Acrescente plantas ou algas verdes. O fosfato é um fertilizante para plantas e macroalgas, e adicionar estes organismos ao seu aquário pode reduzir o fosfato. Para aquários de água salgada, macroalgas como Chaetomorpha sp e a Caulerpa racemosa podem ajudar a tirar o fosfato da água. Para tanques de água doce, plantas como as espadas da Amazônia tem o mesmo efeito. Estas plantas e algas podem ser cultivadas em um aquário ou em um sistema de filtração separado (um cárter).

  4. Adicione um removedor de fosfato químico à água. Existem produtos no mercado que utilizam vários compostos para remover o fosfato inorgânico da água. A remoção química de fosfato pode ser uma ótima solução a curto prazo para o problema, mas a desnatação e a colocação de plantas e algas são métodos mais eficazes (e menos caros), tidos como soluções de longo prazo. Alguns aditivos para remoção de fosfato utilizam óxido de alumínio e irão causar um acúmulo de alumínio na água.

    Removendo alumínio

  1. Use água purificada quando for trocar ou completar o nível da água do seu aquário. Assim como com fosfato, a água da torneira pode conter alumínio, e às vezes, outros metais pesados​​. As instalações de tratamento de água frequentemente usam sulfato de alumínio para purificar a água. A melhor maneira de assegurar que estes compostos não estejam presentes em seu aquário é usar água destilada ou deionizada.

  2. Adicione musgo de turfa ao seu sistema de filtragem. Isto funciona para tanques de água doce, pois a turfa irá absorver o alumínio. Leva certo tempo até que ele funcione, então passe a água lentamente pela turfa. Esta técnica não é aconselhável para uso em aquários de água salgada.

  3. Instale um skimmer. Em aquários de água salgada, a utilização do skimmer comprovadamente removeu uma certa quantidade de alumínio. O alumínio liga-se a materiais orgânicos que podem ser removidos ao se desnatar a água. A desnatação também ajudará a reduzir a quantidade de outros compostos indesejáveis.

  4. Cultive plantas típicas de manguezais na água do aquário. Os manguezais absorvem uma certa quantidade de alumínio e outros metais pesados, ​​e têm sido usados ​​para eliminar resíduos tóxicos da água. Os manguezais não podem remover grandes quantidades de alumínio, mas vão ajudar. Eles podem ser plantados no próprio aquário ou em um sistema de filtragem suplementar, como um depósito. Lembre-se que os manguezais são árvores e terão de ser ocasionalmente cortados.

  5. Plante macroalgas da espécie Caulerpa sp. Em um estudo realizado pelo Dr. Ron Shimek, esse tipo de macroalga comprovadamente retém alumínio, absorvendo-o da água. A Caulerpa sp. cresce apenas em água salgada e é uma excelente escolha para a remoção de fosfatos e nitratos do aquário.

Loading...

Dicas

  • Os fosfatos são por vezes usados ​​para curar e preservar os peixes. Tome cuidado se você está fazendo a sua própria comida de peixe usando animais comprados em lojas, pois você poderá estar adicionando fosfatos à sua comida em grandes quantidades.
  • Os kits de teste de níveis de fosfato não mostram todos os tipos de fosfato presentes no sistema, pois as plantas e algas absorvem o fosfato rapidamente. No entanto, se você tem um problema de algas no aquário, os níveis altos de fosfato provavelmente têm algo a ver com isso.
  • Nunca adicione alumínio (como folhas de papel alumínio) ao aquário.

O que você precisa

  • Desnatador de proteínas (skimmer)
  • Plantas
  • Macroalgas
  • Turfa
  • Manguezais

Referências

Loading ...
Loading ...