Como renunciar à cidadania brasileira?

Escrito por pharaba witt | Traduzido por tiago alves
Como renunciar à cidadania brasileira?
Você pode desistir da sua cidadania brasileira através da renúncia (flag of brazil image by patrimonio designs from Fotolia.com)

Para se tornar um cidadão de outro país, muitas vezes você deve renunciar à cidadania do seu país de origem. Alguns países reconhecem a dupla cidadania, mas você precisa obedecer às leis tributárias de ambos os locais, porque é duplamente responsável. No Brasil, você só pode renunciar a sua cidadania após o início do processo de naturalização em outro país.

Instruções

  1. 1

    Solicite a cidadania ou naturalização em outro país. Haverá diferentes requisitos para este processo dependendo do país do qual você está tentando adquirir a cidadania.

  2. 2

    Entre em contato com o escritório de naturalização e informe-se sobre o processo de obtenção de um certificado de naturalização. Alguns países permitem obter um certificado depois de preencher os formulários necessários.

  3. 3

    Adquira uma cópia do seu certificado de naturalização para iniciar o processo de renúncia no governo brasileiro.

  4. 4

    Vá para o consulado brasileiro local para apresentar a sua certidão de nascimento brasileira e o certificado de naturalização. Se o seu país não tem um consulado brasileiro, você pode ir para um país vizinho ou para o Brasil e apresentar os documentos.

  5. 5

    Preencha os formulários exigidos pelo consulado. Você não pode obter previamente uma cópia dos formulários, pois precisa preenchê-los diante de uma testemunha no consulado. Além disso, você precisará fazer uma declaração verbal de renúncia da sua cidadania.

  6. 6

    Aguarde a devolução dos documentos. Todo o processo demora de seis a doze meses.

Dicas & Advertências

  • Se você nasceu em outro país e é cidadão do Brasil em virtude de seus pais, precisará fornecer uma cópia da sua certidão de nascimento, bem como da certidão de nascimento do seu genitor brasileiro.
  • A dupla cidadania pode ser mantida quando se nasceu no exterior, mas enquanto estiver no Brasil, você será considerado um cidadão brasileiro.
  • Reflita sobre a sua escolha com cuidado, porque recuperar a cidadania depois pode ser complicado.

O que você precisa?

  • Certidão de nascimento brasileira
  • Registro dos pais, se você não nasceu no Brasil
  • Certificado de naturalização

Lista completaMinimizar