Reparo de pequenos motores elétricos

Escrito por josh weber | Traduzido por wanderson andrade
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Reparo de pequenos motores elétricos
Pequeno motor elétrico

Para consertar falhas de um pequeno motor elétrico, é recomendado seguir um procedimento passo a passo, que exclui possíveis causas e ajuda a isolar circuitos ou componentes defeituosos. Como em todas as intervenções em equipamentos elétricos ou eletrônicos, certifique-se de desligar o motor antes de fazer modificações ou reparos.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Voltímetro
  • Conjunto de fios jumper
  • Folha de lixa fina

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Instruções

    Verifique se o motor recebe energia

  1. 1

    Conecte uma lâmpada na tomada em que o motor será ligado, para verificar se há corrente elétrica.

  2. 2

    Verifique se o disjuntor está desligado. Se o disjuntor estiver em "off", redefina-o para "on" e conecte-o ao motor novamente.

  3. 3

    Tente iniciar motor. Se o motor falhar, verifique o disjuntor. Se o disjuntor voltou à posição "off", o problema está no motor.

  4. 4

    Verifique o cabo de energia do motor. Remova os dois fios que se ligam ao motor e conecte-os temporariamente, trançando-os juntos ou conectando-os com um fio jumper. Conecte os cabos do voltímetro em cada um dos dois conectores do plug de tomada, individualmente. Com o voltímetro ajustado na posição RX 1, calibre a curva de medida e torça o cabo de alimentação. Uma leitura de 0 ohms indica que o cabo está bom. Uma leitura maior indica curto no cabo. Substitua o cabo.

  5. 5

    Verifique o funcionamento do interruptor de energia do motor. Desconecte os dois fios que ligam o interruptor ao motor e conecte-os nos terminais do voltímetro, com o medidor ajustado para a escala RX 1, pressione "on" e depois "off". O medidor deve saltar de 0 ohms, na posição "off", para uma leitura maior, na posição "on". Se não houver nenhuma alteração na leitura, o interruptor está danificado e deve ser substituído.

    Verifique o comutador e as escovas

  1. 1

    Retire a caixa do motor, removendo os parafusos da carcaça e expondo a bobina de campo e o comutador.

  2. 2

    Inspecione a superfície do comutador, para verificar se há sujeira, óleo, pó de metal e indícios de corrosão ou queima.

  3. 3

    Limpe e faça um polimento no comutador utilizando uma lixa fina na superfície, enquanto o rotaciona.

  4. 4

    Observe se o comutador possui barra corroída ou descolorida (quando comparada com as outras), sendo essa uma indicação de circuito aberto na bobina de campo.

  5. 5

    Faça uma checagem das barras do comutador, definindo o voltímetro para a escala RX 1 e, tocando os cabos do medidor nas barras adjacentes, movendo-o gradualmente para os lados. As leituras devem ser as mesmas em todas as checagens. Uma leitura elevada indica circuito aberto; 0 ohms indica um curto-circuito e o comutador está defeituoso.

  6. 6

    Verifique as escovas do comutador, para garantir uma conexão firme e uniforme.

  7. 7

    Verifique as molas das escovas, para assegurar que a pressão aplicada às escovas seja uniforme e suficiente para segurar firmemente as escovas no comutador.

  8. 8

    Substitua escovas desgastadas e molas de escovas fracas.

    Realize uma verificação da bobina de campo

  1. 1

    Defina o voltímetro para a escala RX 100 e prenda os cabos nas duas ligações da bobina de campo (fios).

  2. 2

    Se obtiver uma leitura alta, substitua a bobina, pois é indício de circuito aberto e defeito.

  3. 3

    Substitua a bobina, se houver uma leitura baixa entre as verificações do comutador, o que indica curto-circuito no interior das bobinas de campo.

Dicas & Advertências

  • Certifique-se de desligar o motor elétrico antes de realizar um dos testes acima.

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