Mais
×

Como fazer a reprodução de uma Molinésia Rabo de Lira Prata

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A Molinésia Rabo de Lira Prata é um peixe derivado da Molinésia de Vela Alta, as quais possuem grandes nadadeiras dorsais em suas costas, originando seu nome. A Molinésia Rabo de Lira Prata também possui essas barbatanas dorsais de vela, além de barbatanas traseiras com bordas estendidas que curvam para baixo, sendo semelhantes a uma lira e, por isso, o nome. A maioria delas é negras, sendo a prateada uma variação. Essa espécie, assim como a maioria das molinésias, são considerados peixes ornamentais resistentes e fáceis de cuidar, tornando-se uma boa opção para os entusiastas iniciantes de aquário. A reprodução das Molinésias, incluindo as Rabo de Lira, é classificada como fácil.

Instruções

  1. Coloque um grupo de Molinésias Rabo de Lira em um aquário de água doce. Este grupo de peixes pode variar em tamanho, de uma única fêmea e um macho até tantos peixes quanto o aquário puder segurar confortavelmente. As Molinésias Rabo de Lira Prata são peixes sociais e vivem bem em grupos. Além disso, embora um único casal possa fazer a reprodução, com um grupo maior, aumentam as possibilidades de desova. No entanto, deve haver pelo menos um macho e uma fêmea dentro do grupo. Os do sexo masculino são mais finos do que as fêmeas, que são mais gordas. Os machos também possuem o gonopódio, que é um órgão sexual que desenvolve-se das aletas pélvicas.

  2. Use um termômetro para monitorizar a temperatura da água no aquário. As Molinésias Rabo de Lira sentem-se melhores com temperaturas entre 20 e 28 graus centígrados. Quanto mais confortável o peixe ficar, mais provável é que haja a reprodução.

  3. Use um kit de teste de água para medir o nível de pH. As Molinésias Rabo de Lira Prata preferem um pH entre 7,0 e 7,8. Use aditivos na água para aumentar ou diminuir o nível de pH no aquário, se necessário.

  4. Aguarde as molinésias reproduzirem-se. Isso acontecerá quando elas se sentirem confortáveis. Normalmente, isso significa que elas irão procriar imediatamente, mas pode levar dias. Essa espécie, como a maioria das molinésias, tendem a reproduzir-se com frequência, e as fêmeas costumam colocar um lote de ovos a cada 60 dias.

  5. Observe as Molinésias Rabo de Lira do sexo feminino, olhando atentamente para os abdomens das fêmeas. As grávidas irão inchar delicadamente enquanto os ovos desenvolvem-se. Você também pode notar uma mancha de gravidez, que é uma coloração escura no abdômen da fêmea que indica que os ovos estão crescendo. Quando perceber que uma fêmea está grávida, mova-a para um aquário separado ou garanta um compartimento separado no aquário principal. A maioria desse peixes, incluindo os pais, tentarão comer os peixes jovens. Por esse motivo, é importante mantê-los separados até que os jovens estejam grandes o suficiente para se defenderem sozinhos.

  6. Retire a mãe do compartimento ou do aquário separado e coloque-a de volta no aquário principal quando ela terminar de dar à luz. Cada vez que uma fêmea dá à luz, nascem cerca de 10 a 60 peixes.

O que você precisa

  • Termômetro
  • Kit de teste de água
  • Compartimento separado para o parto ou aquário
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article