Como responder à pergunta: "Quais são os seus pontos fracos?"

Escrito por carol whyte | Traduzido por liana fernandes
Como responder à pergunta: "Quais são os seus pontos fracos?"
Prepare, planeje e pratique em voz alta as perguntas mais difíceis antes de uma entrevista (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Segundo o "U.S. News & World Report", responder a pergunta - que agora já é praticamente obrigatória em entrevistas de emprego - "Quais são os seus pontos fracos?" requer um pouco de premeditação e preparação. De fato, não é mais aceitável responder transformando uma de suas forças em fraqueza. Empregadores são muito mais astutos e estão atrás de uma resposta sincera.

Também é muito importante não arruinar completamente suas chances de conseguir a vaga sendo sincero demais ao responder algo como "tenho tendência a me atrasar".

Lembre-se de evitar vaidades e clichês como "Trabalho demais" ou "Sou perfeccionista".

Instruções

  1. 1

    Antes da entrevista, escreva seus pontos fracos que já se manifestaram e o que você fez para superá-los. Seja sincero consigo mesmo. Compartilhando os exemplos com o empregador, você demonstra sua honestidade e vontade de corrigir problemas.

  2. 2

    "Pratique responder a essa pergunta com antecedência - em voz alta", diz Allison Hemming, presidente de uma empresa de recrutamento situada em Manhattan e autora de "Work It!". Praticando a repetição, você soará mais natural no momento de responder a essa difícil questão.

  3. 3

    Sugira que você gostaria de trabalhar para uma empresa que lhe permita superar uma fraqueza, diz a colunista Rachel Zupek do CareerBuilder.com para a CNN. Zupek usa o ato de falar em público como exemplo e cita o seguinte: "No meu último emprego, eu não consegui desenvolver minha capacidade de falar em público. Eu gostaria muito de trabalhar em um lugar que me ajude a melhorar minha capacidade de fazer apresentações e falar em frente a outras pessoas".

  4. 4

    Diga ao entrevistador o que você está fazendo para corrigir, melhorar ou eliminar esses pontos fracos, sugere o "U.S. News & World Report". Por exemplo, se a procrastinação é um problema para você, diga ao empregador que passos você tomou para superar isso (por exemplo, fazer listas detalhadas, criar linhas de tempo etc.).

  5. 5

    Lembre-se, também, de que empregadores podem perguntar sobre seus pontos fracos de outra forma, como "Em que seu último chefe diria que você precisa melhorar?" ou "Que capacidades você acha que pode melhorar?".