Quais tipos de corujas comem cobras?

O corujão-da-virgínia come cobras

Tom Brakefield/Stockbyte/Getty Images

As corujas são caçadoras oportunistas que comem tudo o que encontram, incluindo cobras. No entanto, nenhuma delas se alimenta principalmente de cobras. A presa primária depende do tamanho e espécie da ave. As pequenas, do gênero Megascops, se alimentam principalmente de insetos, enquanto a coruja-das-torres tem uma preferência distinta por roedores.

Corujão-da-virgínia

O corujão-da-virgínia, Bubo virginianus, é um poderoso caçador, grande e agressivo. Ele pode ser encontrado em quase todos os habitats e atacam qualquer cobra nativa que encontram, desde que ela seja pequena o suficiente para dominar. Além de cobras e outros répteis, sua alimentação agrega roedores, esquilos, gambás, rãs e outras corujas. Mamíferos de pequeno a médio porte, como coelhos e lebres, compõem a maior parte da dieta dessa ave.

Megascops asio

A Megascops asio é uma coruja pequena, residente de florestas, e come qualquer presa que encontra à noite. Ela procura por cobras comuns em florestas e áreas suburbanas, como a Thamnophis sirtalis, a Heterodon platirhinos e a Pantherophis obsoletus. Ela também consome ratazanas, ratos-veadeiros, morcegos e pequenos peixes, bem como invertebrados, como lagostas, caramujos e aranhas.

Coruja barrada

A coruja barrada, Strix varia, é uma ave de tamanho médio, que tem barras horizontais distintas em seu peito e verticais na barriga. Seu cardápio preferido inclui ratazanas do prado, musaranhos e ratos-veadeiros, mas ela também aprecia serpentes, como as Heterodon platirhinos e Thamnophis sirtalis. Essas aves habitam florestas úmidas, brejos e matas arborizadas, perto de rios e córregos.

Coruja-buraqueira

A coruja-buraqueira, Athene cunicularia, é uma pequena ave que nidifica no chão, muitas vezes em tocas já escavadas por outros animais, como cães da pradaria. Suas presas principais são insetos grandes, como besouros e gafanhotos, mas elas também atacam pequenos mamíferos, pássaros, escorpiões e cobras. A coruja-buraqueira é encontrada em pastos secos, clareiras e desertos.

eHow Brasil
×