Roupas e acessórios de cabelo tradicionais em mulheres chinesas na arte

Escrito por caitlynn lowe | Traduzido por leticia vitória
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Roupas e acessórios de cabelo tradicionais em mulheres chinesas na arte
A arte chinesa retratava as mulheres com roupas elegantes e poses graciosas (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

A arte chinesa tradicional tipicamente retrata mulheres lindas em trajes simbólicos que refletiam as roupas da época em que foram pintados. Para entender melhor sobre os trajes e os acessórios de cabelo retratados na arte chinesa, você deve entender como as roupas também mudaram assim como a arte retratando as mulheres mudou ao longo de várias dinastias. Mesmo assim, algum simbolismo, como cores, continuaram relativamente consistentes.

Outras pessoas estão lendo

A arte através dos tempos

Durante as Dinastias do Norte e do Sul, entre 420-589, as pinturas retratavam mulheres refinadas e virtuosas com traços delicados. Por volta de metade da Dinastia Tang, em 618-907, os artistas ficaram cada vez mais interessados em pintar aristocratas gordinhas, vivendo vidas sem preocupações. Durante as Cinco Dinastias, em 709-960, elas apareceram lindas e magras novamente, mas com poses mais relaxadas. Na Dinastia Song, em 960-1279, as mulheres rurais finalmente apareceram na arte chinesa, e na Dinastia Yuan, em 1271-1368, os artistas as retratavam principalmente de lendas históricas. Durante a Dinastia Ming, em 1368-1644, os artistas desenharam elas com uma estatura simétrica, e na Dinastia Qing, 1644-1911, as pinturas mostravam-as de todas as classes com corpos esguios, rostos ovais e lábios vermelhos.

As roupas ao longo dos anos

Na época da Dinastia Han do Leste, 25-200, as mulheres usavam um visual que consistia de uma jaqueta curta e uma saia longa com um cinto baixo decorado. Os vestidos da Dinastia Tang eram decotados e de cintura alta, e as roupas incluíam saias longas e blusas de mangas curtas ou compridas e largas. Durante a Dinastia Yuan, as mulheres usavam principalmente vestidos soltos que se arrastavam no chão. As mangas largas tinham punhos estreitos, e os vestidos geralmente tinham bordados em ouro. Na Dinastia Ming, no entanto, os vestidos femininos tinham mangas estreitas e três golas. A saia de cores claras tinha pregas e grandes bordas bordadas. Na Dinastia Qing, as roupas tinham um formato curto, com mangas estreitas e um corte fino e retangular. As roupas tinham golas largas e não tinham uma cintura definida.

Simbolismo das cores

As cores tinham um grande papel no simbolismo das roupas. Durante a Dinastia Han, roupas ciano significavam primavera, vermelho e amarelo representavam o verão, branco era para um cenário de outono e o preto significava inverno. Fora desse período, a cultura chinesa e a arte dependiam de três cores principais para demonstrar simbolismos: Vermelho, associado com a boa sorte, mostra felicidade e riqueza. Portanto, mulheres que usavam vermelho na arte normalmente tinham natureza aristocrata. O preto significa má sorte, mas também pecado e crueldade. O branco representa moderação, pureza e harmonia, e a arte retratando mulheres de branco, mostrava mulheres virtuosas. Alternativamente, o branco também poderia representar a morte.

Acessórios de cabelo

Os acessórios de cabelo continuaram relativamente semelhantes ao longo dos anos. Por exemplo, se uma pintura mostrava uma mulher pobre e de baixa classe, ela talvez usasse um pano enrolado em volta de sua cabeça ou um chapéu para bloquear o sol. Mulheres de alta classe frequentemente usavam grampos ou pentes decorados com flores elaboradas. Quando mais elegante o arranjo de flores, mais riqueza ou importância a mulher retratada tinha. Algumas dinastias também tinham estilos específicos. Mulheres ricas da Dinastia Song usavam tranças elaboradas e tiaras delicadas, algumas com enfeites como uma fênix dourada. Se fosse pobre, as mulheres dessa época usavam decorações feitas de papel.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível