Roupas e estilos dos anos 1980

Escrito por frank b. chavez iii | Traduzido por pina bastos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Roupas e estilos dos anos 1980
Madonna, uma cantora símbolo dos anos 1980, atua no "The Virgin Tour" no Radio City Music Hall em Nova Iorque em 6 de junho de 1985 (Frank Micelotta/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Os anos 1980 foram uma época de eletrizante tensão nuclear entre os Estados Unidos e a União Soviética de um lado, e do outro, um consumo conspícuo. As tendências de moda nessa década eram pesadamente influenciadas pela cultura pop, como filmes, programas de televisão e música. Foi o período dos seriados de televisão "Dallas" e "Dinasty". A moda era colorida, vistosa e individualista.

Outras pessoas estão lendo

Estilo novela de televisão

Quando Linda Evans foi escalada para o elenco da novela noturna "Dinasty", o figurinista Nolan Miller abraçou seus ombros largos, vestindo todas as outras atrizes de roupas com ombreiras para combinar com o físico de Evans. Essa e outras escolhas feitas em "Dinasty" e na novela rival, "Dallas", tiveram ampla repercussão na moda feminina.

Alguns estilistas de moda tinham introduzido as ombreiras no começo da década, mas a popularidade de "Dinasty" fez delas um tendência. Os casacos de ombros largos feitos para mulheres nos anos 1980 se parecem com as roupas dos jogadores de futebol americano. As mulheres tornavam o visual mais feminino enrolando as mangas para mostrar forros coloridos. Outro visual popularizado pelas novelas incluíam cabelos volumosos mantidos no lugar com mousse, joias profusas, vestidos tubo em cores berrantes e roupa de baixo elegante.

Eu quero a minha MTV!

A MTV ou Music Television começou em 1981 como um canal para vídeos de música feitos pelas mais recentes estrelas do pop. Os estilos usados por Madonna, Cindy Lauper, Michael Jackson e outros, ajudaram a influenciar as tendências de moda para adolescentes e jovens adultos.

A moda era vistosa e vibrantemente colorida, e incluía jeans descoloridos com ácido, camisetas de malha larguíssimas, collants, jaquetas de jeans, calças de paraquedistas e minissaias. Os acessórios incluíam sapatos de plástico PVC chamados de "jellies", óculos escuros Ray-Ban, camadas de colares e pingentes, brincos balouçantes e caneleiras de lã.

Diana, a princesa de Gales

Em 1981, o príncipe Charles casou-se com Diana Spencer. A princesa Diana lançou várias tendências de moda. Por exemplo, seu vestido de noiva elaborado foi imitado por glamourosos vestidos de noiva na década seguinte.

O seu vestido de baile de tafetá de mangas bufantes foi copiado por muitas lojas de roupas, como a Laura Ashley, e tornou-se uma escolha popular para eventos sociais elegantes. Ela ajudou a estabelecer a tendência de costumes de trabalho de ombros largos e corte alfaiate quando adotou o visual depois do nascimento do príncipe William, em 1982. Ela ficou conhecida, também, pelos vestidos retos e cinturados acentuados por joias minimalistas.

Os Novos Românticos

O Novo Romantismo foi um estilo flamejante que se insurgiu contra a cena punk nos anos 1980. Diferentemente dos punks, os Novos Românticos faziam de tudo para parecer glamourosos. Os seus estilistas eram muito influenciados por piratas de filmes de espadachins clássicos de Holywood. Seus desenhos incluíam camisas de piratas com babados e casacos de hussardos de panos ricos como veludo e seda.

Os Novos Românticos, tanto homens quanto mulheres, usavam maquiagem teatral pesada para uma aparência etérea e andrógina. O visual foi popularizado por músicos como Adam Ant, David Bowie, Duran Duran e Boy George.

"Miami Vice"

"Miami Vice" foi um filme sobre polícia judiciária passado em Miami. As roupas preferidas pelos personagens centrais Sonny Crockett e Ricardo Tubbs, desempenhados por Don Johnson e Philip Michael Thomas, popularizaram muitas tendências para moda masculina, como ternos italianos folgados, cores pastel, casacos esporte com golas viradas para cima, camisetas com ternos, sapatos sem meias e barba por fazer.

Embora muitas dessas modas tenham desaparecido com os anos, de acordo com o repórter de moda Guy Trebay, do "The New York Times", "Miami Vice" ajudou a forjar o conceito de "metrossexual".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível