Conhecimento

Os sete picos mais altos

Escrito por doug bennett | Traduzido por rodrigo gammaro alves nunes
Os sete picos mais altos

O nome K2 é uma referência à notação de seu topógrafo: o segundo pico pesquisado ​​na área de Karakoram

Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

Apenas 14 montanhas independentes do planeta se elevam acima de 8.000 metros, coletivamente chamados por alpinistas como os dos oito mil. Os sete picos mais altos desses gigantes alcançam alturas de mais de 8.138 metros acima do nível do mar. Localizado no Himalaia e Karakoram, esses picos incluem o Everest, K2, Kangchenjunga, Lhotse, Makalu, Cho Oyu e Dhaulagiri.

Everest

A 8.850 metros, o Everest é a montanha mais alta do planeta. Localizada perto da fronteira do Nepal com o Tibete, no Himalaia, sua altura foi confirmada pelo ônibus espacial Columbia, em 1983. A montanha é também conhecida por seu nome tibetano Chomolangma e seu nome Nepali Sagarmatha. Edmund Hillary e Tenzing Norgay foram os primeiros a conquistar com sucesso a montanha em 1953.

K2

K2 é o segundo pico mais alto do mundo. A 8.610 metros, ele fica próximo à fronteira do Paquistão com a China no Karakoram. A montanha é conhecida como a "montanha selvagem", porque é o segundo e mais mortífero dos picos de 8.000 metros, em termos de taxa de mortalidade geral. Lino Lacedelli e Achille Compagnoni foram os primeiros a conquistá-lo em 1954.

Kangchenjunga

O terceiro pico mais alto do mundo é o Kangchenjunga a 8.585 metros. Na verdade, ele tem cinco picos, com quatro deles acima de 8.443 metros. Isso se reflete em seu nome, que significa "Os Cinco Tesouros das Grandes Neves". Localizado perto da fronteira do Nepal com a Índia, nos Himalaias, George Band e Joe Brown chegaram primeiro ao topo em 1955. Embora a sua taxa de mortalidade geral seja menor do que a dos outros, a montanha tornou-se a mais mortal após 1990.

Lhotse

O Lhotse, a 8.516 metros, é a quarta montanha mais alta do planeta. Fica diretamente ao sul do Everest, e as duas montanhas estão ligadas pelo South Col, uma crista vertical. Os primeiros a chegar ao cume foram Ernst Reiss e Fritz Luchsinger em 1956. Subiram o Lhotse por uma rota alternativa ao cume do Everest.

Makalu

Makalu é a quinta montanha mais alta, subindo 8.463 metros. O pico isolado fica a 22 km a leste do Everest. A montanha é uma pirâmide de quatro lados, considerada por muitos como um dos mais difíceis para se escalar. Jean Couzy e Lionel Terray foram os primeiros conquistá-lo em 1955.

Cho Oyu

Cho Oyu, a 8.200 metros, é a sexta montanha mais alta. Localizada a uma curta distância a oeste do Everest, a montanha está visível para montanhistas na face norte do Everest. É considerado por muitos como um dos mais fáceis de se escalar. Herbert Tichy, Joseph Joechler Pasang Sherpa e Dawa Lama foram os primeiros a alcançar o cume em 1954.

Dhaulagiri

A 8167 metros acima do nível do mar, Dhaulagiri é a sétima montanha mais alta. Localizada no norte do Nepal central, a montanha apresenta uma crista que se estende por 48 metros. Ao longo da crista há quatro picos em forma de pirâmide que se elevam a mais de 7.620 metros. Uma expedição suíço-austríaca foi a primeira a chegar ao topo em 1960.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media