Qual é o significado de um bracelete contra mau-olhado?

Escrito por nick grimes | Traduzido por milena legroski
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual é o significado de um bracelete contra mau-olhado?
Braceletes contra o mau-olhado podem proteger de um olhar maléfico (evil eye image by cleomiu from Fotolia.com)

O "mau-olhado" é uma crença que pode ser encontrada em muitas culturas que acreditam que certos indivíduos tem o poder de causar danos ou má sorte a partir do seu olhar. Existem muitas formas populares para se proteger contra esse olhar nocivo, uma das mais comuns é o bracelete feito especialmente para proteger do mau-olhado. Esses braceletes também podem ser visualmente impactantes.

Outras pessoas estão lendo

O mau-olhado

A crença no mau-olhado pode ser encontrada nas culturas antigas, como os gregos clássicos - que acreditavam que alguns indivíduos poderiam machucar os outros a partir do olhar - e nos seguidores do zoroastrismo na antiga Pérsia. Produzir itens que protegem contra olhares é tão antigo quanto a crença. Esses itens normalmente têm um olho com olhar fixo para rebater o olhar da outra pessoa. Muitos sinais manuais - incluindo o usado pelos fãs de heavy metal - tem suas origens na crença de que sinais manuais poderiam proteger contra mau-olhado. A ênfase nas mãos leva aos braceletes, que podem ser usados no pulso para aumentar a habilidade do usuário de refletir o mau-olhado com suas mãos.

Variações

A crença no mau-olhado é tão espalhada quanto antiga, e os braceletes usados para proteger dos olhares são predominantes. A forma mais comum é o bracelete com olhos com olhar fixo em um amuleto ou contas. Alguns itens italianos têm um lado obsceno, incorporando símbolos de ereção e potência sexual. Os itens gregos e turcos podem incorporar uvas, um símbolo de fertilidade, ou ferraduras, que estão ligadas à boa sorte e a fertilidade feminina.

Proteção

Enquanto as culturas mediterrâneas, com sua ênfase na virilidade e na potência sexual, veem o mau-olhado como um olhar que esteriliza, nas culturas latino americanas o olhar é uma força capaz de provocar doenças, trazendo febres e problemas físicos. Alguns acreditam que as crianças pequenas são mais vulneráveis aos problemas de mau-olhado, e são em gerais protegidas por braceletes ou rituais de purificação. A crença no mau-olhado também está incorporada nas crenças dos ciganos na Europa, que acreditavam que o olhar invejoso atrai má sorte, e seus braceletes são feitos para refletir esse olhar.

Design

Braceletes ou itens contendo um olho com olhar fixo - normalmente abstraído para um desenho simples de um círculo branco - podem ser considerados itens contra mau-olhado. As variações podem ser simples, como as cordas vermelhas na cabala ou a corda azul com uma conta dos ciganos indianos. Eles também podem ser ornamentados, como os muito bem detalhados braceletes e amuletos das culturas turcas modernas.

Materiais

Braceletes contra mau-olhado podem ser feitos de muitas coisas. Um simples fio pode ser suficiente para algumas culturas, enquanto outras preferem as decorações com liga de prata ou os detalhes espelhados. Na América Latina, o popular "olho divino", um olho em formato de diamante feito com lã ou corda, pode proteger contra o mau-olhado, enquanto os povos do Mediterrâneo geralmente fazem seus itens a partir de lindos vidros de um azul profundo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível