Qual é o significado de "tecnologia da informação e a comunicação"?

Escrito por abe whitmar | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual é o significado de "tecnologia da informação e a comunicação"?
As empresas dependem mais e mais das TICs a cada dia (Joe Raedle/Getty Images News/Getty Images)

A tecnologia da informação e comunicação (TIC) hoje implica normalmente no gerenciamento de dados ou ideias através do uso de computadores. Em um sentido mais amplo, as TICs são o que diferencia o ser humano de outros animais. A vasta diferença entre as TICs de hoje e os primeiros conceitos coletivos da humanidade dá uma ideia do que elas significam atualmente para o nosso mundo. Para você, a explosão de informação e tecnologias cria muitas novas oportunidades a serem exploradas.

Outras pessoas estão lendo

História

Os primeiros esforços dos seres humanos para se comunicar surgiram dos gestos de apontar e imitar desenvolvidos por nossos antepassados. Em "History of Communication" (História da comunicação), Michael Tomasello sugere que essas tecnologias de comunicação primitivas foram as bases da cooperação entre os primeiros humanos. Passou muito tempo antes de que as tecnologias da comunicação começassem a se desenvolver ao ritmo rápido que vemos hoje. A antiga mídia impressa manteve uma posição dominante por aproximadamente 400 anos, até que a comunicação eletrônica começou a transmitir informação mais rapidamente. A comunicação eletrônica através do telégrafo, a rádio e a televisão dominaram essas tecnologias por quase um século. Depois veio o mundo sem limites das TICs, mudando as nossas vidas para sempre.

Importância

Embora as TICs modernas tenham um mercado competitivo, elas ainda fornecem a base para a cooperação, da mesma forma que quando os nossos antepassados compartilhavam os conhecimentos de sons familiares. Hoje, cooperamos para intercambiar muito mais do que palavras. Desde a descoberta de minerais no solo profundo até o trânsito seguro dos aviões, as TICs digirem a cultura moderna. No alto da atmosfera, os satélites coletam ainda mais informações e facilitam a comunicação na superfície. De acordo com o "World Bank", Jeffrey Sachs, diretor do "Earth Institute" (Instituto da Terra) na universidade de Columbia, chamou as TICs florescentes "a ferramenta de desenvolvimento mais importante que a nossa geração tem".

Potencial

Os investimentos em tecnologia de informação e comunicação ofereceram um dos remédios mais promissores para a crise econômica de 2008, de acordo com a "Organisation for Economic Co-operation and Development" (Organização para a cooperação e desenvolvimento econômico). O grupo reconheceu que expandir as redes de banda larga foi essencial para o desenvolvimento empresarial e social durante a recuperação econômica. Membros do "World Summit on the Information Society" (Cimeira mundial sobre a sociedade da informação) disseram que as TICs oferecem novas oportunidades para a diplomacia, o desenvolvimento social e uma melhor administração pública, através dos avanços no "e-government" (governo eletrônico) na internet.

Desafios

O secretário das Nações Unidas, o general Kofi Annan, falou no "World Summit on the Information Society" sobre brechas significativas no acesso às TICs, apesar de anos de desenvolvimento ininterruptos de novas ferramentas. A informação na internet é irrelevante para muitas pessoas, as mulheres e as crianças acessam menos, e o "e-commerce" está marginalizando algumas empresas, segundo Annan.

Emprego

Para quem busca emprego, a explosão das TICs promete abundantes oportunidades. Estima-se que o mercado de trabalho para analistas de redes e comunicações de dados se expandirá mais rapidamente do que qualquer outro setor entre 2006 e 2016. Seja em uma loja na rua principal da sua cidade ou uma das maiores corporações mundiais e agências do governo, haverá uma demanda cada vez maior de especialistas em informática e comunicações daqui a alguns anos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível