Sinais de alerta no desenvolvimento de crianças aprendendo a andar

Escrito por ryan mcalister | Traduzido por ana carolina dantas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sinais de alerta no desenvolvimento de crianças aprendendo a andar
Observe sinais de alerta no desenvolvimento do seu filho para garantir que ele esteja no caminho (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Conforme uma criança começa a andar, ela vai aprendendo coisas novas regularmente. A transição de bebê para criança inclui aprender a andar, chutar, jogar, pular, falar e brincar. Também inclui capacidade mental aumentada e a habilidade de entender melhor e seguir comandos. Todas as crianças aprendem no seu próprio tempo, mas há alguns sinais de alerta a se observar enquanto seu filho aprende e cresce.

Outras pessoas estão lendo

Regressão

Uma criança não deve regredir após aprender coisas novas. Se isso acontecer, pode ser um sinal de uma doença séria, como autismo. A regressão também pode ser um sinal de algo menos grave, como estresse ou ansiedade. Um exemplo de regressão é uma criança que começa a andar na idade normal, depois decide que quer voltar a apenas engatinhar. A regressão também pode ocorrer na fala, nos hábitos alimentares e em qualquer outro aspecto do crescimento e desenvolvimento da criança.

Sinais de alerta no desenvolvimento de crianças aprendendo a andar
Crianças que só engatinham mesmo tendo aprendido a andar pode ser mau sinal (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Músculos

Qualquer anormalidade nos músculos de uma criança aprendendo a andar pode ser um sinal de doença. Isto pode incluir desenvolvimento, tônus ou movimento muscular. Uma criança deve ter massa muscular adequada para seu tamanho e não parecer magro ou fraco. Pouca massa muscular pode fazer com que a criança tenha dificuldade em se mover. A mobilidade também pode ser afetada por músculos que são ou rígidos ou soltos demais, causando instabilidade ou inabilidade de andar corretamente. Estes podem ser sinais de distrofia muscular ou síndrome de Down. Fisioterapia pode ajudar uma criança que tem pouca massa muscular ou desenvolvimento muscular anormal.

Sinais de alerta no desenvolvimento de crianças aprendendo a andar
Fique atento ao desenvolvimento muscular do bebê (Comstock/Comstock/Getty Images)

Marcos perdidos

Há idades geralmente aceitas nas quais as crianças devem atingir certos marcos. Uma criança que está aprendendo a andar deve começar a correr aproximadamente aos 19 meses, falar claramente com cerca de 24 meses, jogar uma bola aos 19 meses e chutar uma bola aos 22 meses. Se uma criança não alcança estes marcos, pode ser um sinal de uma doença oculta. No entanto, é importante entender que um pequeno atraso no desenvolvimento não necessariamente significa que há algo errado com a criança. Pais preocupados devem levar o filho para ser avaliado por um médico.

Sinais de alerta no desenvolvimento de crianças aprendendo a andar
Aos 19 meses de idade, uma criança normalmente já consegue jogar uma bola (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Não andar ou andar estranhamente

Uma criança de 1 a 2 anos deve saber andar. A maioria começa a andar com cerca de 9 meses, dominando essa habilidade até os 14 meses. Algumas crianças normais e saudáveis não andam até cerca de 17 meses de idade. Um atraso pode ser causado por falta de oportunidade de praticar, por conta de ficar muito em um balanço ou no colo. Também pode ser causado por uma condição mais séria. Outro caso a se observar é a criança que anda na ponta dos pés, o que pode ser causado por uma doença. Um médico pode ajudar a diagnosticar a razão para a criança tardar a andar. Fisioterapia para ganhar força muscular também pode ser útil .

Sinais de alerta no desenvolvimento de crianças aprendendo a andar
Muito tempo no colo pode atrasar o desenvolvimento do andar da criança (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível