Sinais de deficiência sensorial em crianças

Escrito por rex molder | Traduzido por luiza g. brando
Sinais de deficiência sensorial em crianças

Crianças com deficiências sensoriais podem exibir hipersensibilidade a algum estímulo ou praticamente não notá-lo

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

O transtorno de processamento sensorial, antigamente chamado de distúrbio de integração sensorial, é uma condição na qual os sistemas sensoriais do corpo não se coordenam bem com o cérebro. Por exemplo, uma criança com TPS pode escutar perfeitamente, mas ainda assim ser incapaz de perceber os sons normalmente. O TPS pode afetar qualquer um dos sentidos corporais, incluindo o tato, a audição, a visão, o olfato e o paladar. Ele pode causar hipersensibilidade, hipossensibilidade, ou as duas ao mesmo tempo. Os sinais do TPS são numerosos e variam desde peculiaridades sutis e quase imperceptíveis até comportamentos extremamente disruptivos.

Outras pessoas estão lendo

Audição

A hiper ou hipossensibilidade auditiva é a forma mais comum de TPS. Os sinais de hipersensibilidade incluem comportamentos como evitar barulhos altos. Algumas crianças são tão sensíveis que cobrem as orelhas e têm um ataque se tentarem levá-las até locais com vários sons, como uma loja lotada. Por outro lado, a criança pode se distrair facilmente com sons que mal são percebidos pelas outras pessoas. As crianças hipossensíveis geralmente precisam de mais estímulos do que os que são providenciados pelo ambiente, por isso elas criam seu próprio barulho. Elas costumam não responder quando são chamadas e perguntam "o quê?" diversas vezes durante as conversas. Ao assistir à televisão, elas aumentam o volume a níveis excessivos.

Visão

A hipersensibilidade visual se mostra quando as crianças evitam luzes e cores. Elas podem ficar com dor de cabeça quando assistem à televisão ou usam o computador. Elas costumam evitar o contato visual e esfregar os olhos. Movimentos simples, como uma folha se movimentando, podem distraí-las. A hipossensibilidade visual costuma ser diagnosticada como miopia ou hipermetropia; entretanto, uma criança com TPS geralmente tem dificuldades em visualizar o que está perto e o que está longe, pois esse é um problema cognitivo, não um problema estrutural do olho. Elas frequentemente confundem letras e formas, mostram sinais de dislexia e tentem a escrever com cunho acentuado. Ao mostrar duas figuras para elas, costumam ter dificuldade para notar as diferenças.

Tato

Uma criança com hipersensibilidade tátil pode ficar extremamente agitada mesmo com um leve afago. Elas geralmente preferem certos tipos de roupas a outros, pois sentem que alguns machucam. Para evitar serem tocadas, elas costumam se manter afastadas dos outros. Podem preferir banhos de banheira às chuveiradas, pois a corrente de água do chuveiro parece dolorosa. A hipossensibilidade tátil pode se manifestar por meio do carinho excessivo, com a criança procurando ser abraçada por todas as pessoas que conhece. A tolerância à dor é alta e ela pode nem perceber quando se machuca. Outras crianças podem reclamar que as brincadeiras dela são brutas. Geralmente, a criança buscará locais para brincar que ofereçam mais estímulos, como a lama e a areia.

Olfato

A reação exagerada aos cheiros é um sinal de hipersensibilidade olfativa, que pode se manifestar por meio de uma alimentação seletiva. As crianças tendem a evitar certos locais por causa do cheiro e podem dizer abertamente às pessoas que elas cheiram mal. Águas de colônia e perfumes são particularmente incômodos para essas crianças. Uma criança com hipossensibilidade tem dificuldade para discriminar os diferentes odores. Ela não percebe o cheiro do próprio corpo. É uma condição perigosa, pois a criança pode ser incapaz de diferenciar substâncias tóxicas.

Oral

O sinal mais comum da hipersensibilidade oral é a alimentação seletiva. A criança costuma basear as preferências no gosto ou na textura e pode preferir comidas e bebidas apenas quentes ou frias. Para as crianças com essa condição, ir ao dentista é realmente um suplício aterrorizante. Elas também tendem a evitar escovar os dentes. Uma criança com tendência a colocar objetos na boca frequentemente está mostrando sinais de hipossensibilidade oral. Elas costumam babar, pois não conseguem sentir a saliva. Em contraste com as crianças hipersensíveis, essas adoram ir ao dentista. Elas podem não ter preferências quanto à comida, mas tendem a usar sal, açúcar e temperos em excesso.

Movimento

Crianças hipersensíveis a movimentos evitam os equipamentos de ginástica no parquinho, como gangorras e balanços. Até mesmo subir escadas pode ser aterrorizante para elas. Essas crianças parecem ser sedentárias e preferem permanecer sentadas, além de costumarem se segurar em objetos quando estão em pé. Elas quase nunca gostam de esportes, mesmo andar de bicicleta. A criança com hipossensibilidade gosta de correr riscos. Elas procuram por estímulos, o que pode se manifestar como hiperatividade. Elas costumam gostar de ficar rodando em cadeiras giratórias, pular nos móveis e se jogar de encontro aos objetos e até outras pessoas. Nunca parecem ficar cansadas de correr e pular, além de nunca parecerem ficar tontas, mesmo após rodarem durante vários minutos.

Conclusão

Os pais devem manter em mente que as crianças podem mostrar sinais tanto de hiper quanto de hipossensibilidade na mesma área sensorial. Por exemplo, uma criança que grita por causa de um toque leve, pode não perceber um ferimento profundo. Eles devem sempre se lembrar de que a maioria das crianças tem certo grau de variação sensorial, que não deve necessariamente ser considerado anormal. Esses comportamentos só se tornam um problema quando são excessivos ou colocam a criança em perigo. Se você suspeita que o seu filho tenha um problema, é bom levá-lo a um psicólogo profissional para fazer um diagnóstico.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media