×
Loading ...

Sinais de que sua empresa está falindo

Atualizado em 17 abril, 2017

Se sua empresa faz reduções de custos repentinamente, os funcionários estão sempre inquietos e é difícil encontrar o chefe, isso quer dizer que a empresa pode estar falindo? Você deve atualizar seu currículo? No mercado financeiro, poucas coisas são tão perturbadoras quanto uma empresa prestes a fechar suas portas ou à beira da falência. Geralmente, os funcionários são os últimos a saber se a empresa está encerrando suas atividades. No entanto, há alguns sinais com os quais os funcionários devem ficar alerta.

Um interesse repentino da empresa nas moedas pode ser um sinal de alerta vermelho (financial growth image by Christopher Meder from Fotolia.com)

Reduções

A princípio, as reduções podem parecer insignificantes – por exemplo, redução nos itens da copa – e, por enquanto, isso pode parecer não ser muita coisa. Caso isso aconteça do nada, isso pode ser um sinal negativo. Quando os funcionários não estão sendo repostos quando demitidos, isso é um indício ainda pior. As reestruturações e as demissões normalmente são indicações de que deve-se começar a buscar novas oportunidades de emprego, sobretudo se os outros indícios apontarem para a possibilidade de a empresa fechar suas portas.

Loading...

Desordem hierárquica

Embora o boato seja uma maneira imprecisa de medir a saúde da empresa, é possível saber muita coisa observando como os funcionários desenvolvem suas funções; eles serão menos cuidadosos com as tarefas, usarão os artifícios de atalhos e serão menos prestativos com os colegas. Isso acontece porque eles terão adotado uma postura de sobrevivência. Será possível se deparar com essa mentalidade com apenas alguns dias de trabalho, pois agora todos correm contra o relógio. Muitos podem estar à procura de novos empregos e, quanto pior estiver a saúde financeira da empresa, menos esforços eles farão para esconder o fato de estarem procurando um novo trabalho.

Os boatos podem dar uma ideia da saúde financeira da empresa (Office image by Yvonne Bogdanski from Fotolia.com)

Comportamento do chefe

Fique atento às mudanças de comportamento no seu chefe. Se ele normalmente é acessível e agora passa muito tempo dentro de sua sala, isso pode ser um sinal de que algo ruim está por vir. Talvez ele esteja fazendo contas para ver quanto ainda pode prosseguir com a empresa. Ou ele pode está deprimido – uma empresa em falência também o afetará e ele pode está se sentindo isolado. Um chefe que fica repentinamente cheio de mistérios pode significar que péssimas notícias estão a caminho e, se um supervisor que normalmente tem um temperamento equilibrado passa a ficar irritadiço, isso também é algo com que se preocupar.

Reorganização da equipe

As funções podem ser combinadas a todos os níveis organizacionais, isso é uma forma de reduzir custos. Trazer novos superiores para reestruturar o ambiente de trabalho também pode ser um indício de que a empresa está dando o seu último suspiro. Se alguns dos dirigentes principais deixarem a empresa sem muita explicação, isso pode significar que a sobrevivência dela está em risco.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...