Mais
×

Sintomas de caspa no pelo de um Collie

Atualizado em 17 abril, 2017

Embora os Collies sejam, no geral, cães saudáveis, são propensos a problemas de pele, incluindo a caspa, que é a escamação da pele frequentemente causada por vários problemas, incluindo parasitas. Se você não tiver certeza de que seu Collie tem caspa, aqui estão alguns sinais que denunciam a sua presença.

Collies são bem conhecidos por seus pelos exuberantes (collie image by Ivonne Wierink from Fotolia.com)

Pele escamosa

Os Collies geralmente possuem o pelo longo e grosso, para ver sua pele é preciso algum esforço. Se você o fizer e encontrar flocos brancos, o cão está com caspa. Quando escovar seu animal, olhe entre as cerdas; se encontrar flocos misturados ao pelo, a caspa está presente. Cachorros também podem desenvolver uma condição chamada "caspa móvel", na qual os flocos parecem se mover. Segundo o site Dog Illness and Symptoms, essa espécie é causada por um ácaro. Os flocos se movem porque os ácaros estão caminhando embaixo deles. Esse tipo de caspa causa uma preocupação especial para Collies, porque o medicamento utilizado para tratá-lo — a ivermectina — pode ser bastante prejudicial à saúde dessa raça. Se seu Collie desenvolveu essa condição, consulte um veterinário para saber que medicação é a melhor a se utilizar. Se os flocos são causados porque a pele está seca, considere utilizar um xampu e um spray condicionador para amaciá-la.

Coceira

Assim como em humanos, a pele seca pode fazer com que um Collie se coce. Se perceber esse comportamento em seu cachorro, a culpada pode ser a caspa. Examine a pele do animal, procurando por outros problemas que possam causar a coceira, como pulgas. Se ele tiver pulgas, é possível que você não veja o parasita, mas verá suas fezes, declara o site Collie Dog Owners. As fezes das pulgas parecem grãos de pimenta encaracolados. Para ter certeza, remova-os do animal e coloque em um papel toalha branco e derrame água sobre eles. Se começarem a ficar vermelhos, provavelmente são fezes das pulgas, que ficam dessa cor porque são sangue digerido. Para tratar as pulgas de seu cachorro, use um produto anti-pulgas. Se a coceira e a caspa são causadas apenas pela pele seca, considere dar suplementos de ácidos graxos ômega 3 ao Collie para repor os óleos da pele.

Pele oleosa

Embora a pele de seu Collie possa estar seca, seu pelo estará oleoso se ele tiver caspa. Se perceber que o pelo do animal está começando a parecer mais escuro e com textura diferente quando você o toca, pode ser por causa da caspa. Levante o pelo para conseguir olhar bem a pele do animal. Se detectar os flocos brancos, seu cachorro está com caspa. Tente mudar a dieta do cão, alimentando-o com vários ingredientes naturais orgânicos e veja se as condições do pelo e da pele melhoram após um mês ou dois. Se não, tente utilizar suplementos de ácidos graxos ômega 3 e sprays condicionadores ou consulte seu veterinário para que ele decida um tratamento adequado.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article