Sintomas da síndrome de down durante a gravidez

Escrito por barbara diggs | Traduzido por tamara loebe
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sintomas da síndrome de down durante a gravidez
Síndrome de down (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

A síndrome de down (trissomia 21) é uma doença genética em que a pessoa tem uma cópia extra do cromossomo número 21. Em circunstâncias normais, as pessoas têm um total de 46 cromossomos, dos quais 23 vêm da mãe e os outros do pai. Porém, uma pessoa com síndrome de down tem mais cromossomos. O cromossomo extra traz vários problemas físicos e mentais, que podem ser muito graves. Tirando a análise genética (como a amniocentese ou amostragem de vilosidades coriónicas) não existem outras maneiras de determinar se o feto tem, de fato, síndrome de down. Ainda assim, alguns detalhes da doença podem ser detectados em um ultrassom.

Outras pessoas estão lendo

Translucência nucal

Perto do final do terceiro trimestre, a maioria das mulheres passa por uma ultrassonografia na qual os técnicos medem o acúmulo de líquido na região da nuca do feto. Bebês com síndrome de down tendem a ter mais fluido do que aqueles sem problemas genéticos. De acordo com o site ob-ultrasound.net, entre a 10ª a 13ª semana uma quantidade normal de líquido é menor do que 3 milímetros. Porém, ter mais fluido do que o normal não significa que o bebê tem a síndrome; é apenas uma indicação de que ele pode ter.

Sintomas da síndrome de down durante a gravidez
O ultrassom pode ajudar a detectar a síndrome de down (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Defeitos do coração

A fundação March of Dimes relata que quase metade dos bebês com síndrome de down têm problemas no coração. Estes são normalmente - mas não sempre - detectados no ultrassom. A maioria dos bebês com síndrome de down têm um defeito do canal atrioventricular completo (um desenvolvimento incompleto do tecido entre os átrios do coração e ventrículos) ou um defeito septal ventricular (um buraco nas paredes que separam os ventrículos direito e esquerdo). Ambas condições podem precisar de cirurgia.

Sintomas da síndrome de down durante a gravidez
Quase metade dos bebês com síndrome de down têm defeitos no coração (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Intestino ecogênico

Um intestino ecogênico é uma referência para o brilho do intestino durante uma ultrassonografia no segundo trimestre. O brilho do intestino é comparado com o brilho do fígado ou dos ossos circundantes. Se os intestinos estiverem mais brilhantes do que o fígado ou ossos, pode ser a indicação de vários problemas, incluindo a síndrome de down.

Sintomas da síndrome de down durante a gravidez
Outro ultrassom no segundo trimestre pode ser útil (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Duodenal atresia

Este sinal é conhecido como "bolha dupla". Ele refere-se a um defeito no sistema gastrointestinal, onde se acumula fluido tanto do bulbo duodenal quanto no estômago. Depois dos defeitos cardíacos, esta é a anomalia mais comum em fetos com síndrome de down.

Sintomas da síndrome de down durante a gravidez
Um defeito no sistema gastrointestinal, onde se acumula fluido tanto do bulbo duodenal quanto no estômago (Pixland/Pixland/Getty Images)

Distância entre os dedos

Alguns recém-nascidos com síndrome de down têm uma grande distância entre o primeiro e segundo dedo do pé. Isto é frequentemente detectável por ultrassom.

Sintomas da síndrome de down durante a gravidez
Uma grande distância entre o primeiro e segundo dedo do pé, normalmente detectável por ultrassom (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Hipoplasia

Um ultrassom no segundo trimestre pode detectar hipoplasia, que é um osso encurtado no meio do quinto dedo (mindinho). Isso ocorre em cerca de 60% das crianças com síndrome de down.

Sintomas da síndrome de down durante a gravidez
Um ultrassom no segundo trimestre pode detectar hipoplasia, que é um osso encurtado no meio do quinto dedo (mindinho) (Keith Brofsky/Photodisc/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível