Sintomas da tosse de canil em rottweilers

Escrito por lisa lavergne | Traduzido por agmar vitti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sintomas da tosse de canil em rottweilers
Rottweilers são suscetíveis à tosse de canil (rottweiler image by Vito Kac from Fotolia.com)

A raça rottweiler é a preferida de muitos criadores de cães devido à sua lealdade e instinto de proteção. Como ocorre com todas as outras raças, esta também é suscetível à tosse de canil, uma doença infecciosa que afeta o sistema respiratório. Esta enfermidade pode ter inúmeras causas naturais, tanto virais, quanto bacterianas. O tratamento médico é necessário para se reduzir os sintomas e tratar qualquer infecção secundária que possa ocorrer.

Outras pessoas estão lendo

Tosse

O sintoma principal da tosse de canil em rottweilers é uma tosse crônica e forçada. O som desta enfermidade não é como o da tosse canina comum, mas produz um barulho alto e seco, parecido com uma buzina. O espirro reverso também pode ser observado neste tipo de tosse e pode ser confundido com a tosse comum. O espirro reverso se caracteriza por inalações rápidas e sonoras pelo focinho que soam como uma tosse para limpar a garganta.

Sintomas da tosse de canil em rottweilers
A tosse de canil em rottweilers é uma tosse crônica e forçada (George Doyle & Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images)

Espirro

O espirro é um outro sinal da tosse de canil em rottweilers e não deve ser confundido com o espirro reverso. Este último caracteriza-se por inalações rápidas pelo focinho, mas espirros comuns em cães são como os dos humanos. Uma expulsão de ar repentina sai pelo focinho e boca. A tosse de canil causa sinusite, levando o cão a tossir na tentativa de expelir o agente da irritação da cavidade nasal.

Sintomas da tosse de canil em rottweilers
O espirro é um outro sinal da tosse de canil em rottweilers (George Doyle & Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images)

Expulsão de muco

Os vários vírus que causam a tosse de canil frequentemente causam a expulsão de muco, incluindo nariz ou olho escorrendo. Se o seu rottweiler estiver expelindo um muco amarelo ou verde, chame um veterinário imediatamente, pois este geralmente é um sinal de uma infecção que irá exigir tratamento com antibióticos. Tosse excessiva pode causar a expulsão de flegma pelo seu rottweiler. Sob estas circunstâncias, um flegma branco e espumoso é normal, mas se ele se tornar amarelo ou verde, ou parecer conter sangue, contate seu veterinário.

Sintomas da tosse de canil em rottweilers
Se o seu rottweiler está expelindo um muco amarelo ou verde, chame um veterinário imediatamente (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Febre

Alguns cães podem apresentar febre associada à tosse de canil, mas este sintoma não é tão frequente quanto os demais. Se o seu cão estiver com febre, pode ser um indicativo de uma infecção secundária no corpo. A temperatura média de um cachorro varia entre 38 e 39 ºC. Uma temperatura corporal de 39,5 ºC ou superior, é geralmente considerada febre em cães. É difícil diagnosticar precisamente se um cão está com febre sem se tomar a temperatura retal, mas existem alguns sintomas indicativos de febre. Perda de apetite, letargia e tremor não são sintomas de tosse de canil, mas um cachorro com esta doença pode exibir estes sintomas se também estiver com febre.

Sintomas da tosse de canil em rottweilers
Uma temperatura corporal de 39,5 ºC, ou superior, é geralmente considerada febre em cães (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível