Sobre os diferentes tipos de voluntariado

Escrito por contributing writer | Traduzido por rúben carlos esteves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sobre os diferentes tipos de voluntariado
Existem diferentes formas de voluntariado (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

O voluntariado é a maneira de recompensar com generosidade o que você recebeu em sua vida. Os diferentes tipos de voluntariado estão disponíveis para qualquer causa que você goste, como ajudar nas eucaristias da missa ou angariar dinheiro para lutar contra uma doença. O voluntariado é uma forma de conhecer pessoas com os mesmos interesses e de ajudar pessoas mais desfavorecidas.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

O voluntariado é qualquer tarefa que uma pessoa efetua sem qualquer tipo de compensação econômica. Os voluntários participam em atividades quando se preocupam em oferecer ajuda à comunidade que necessita.

Tipo

Há muitos tipos de voluntariado disponíveis em várias instituições de caridade. Se você tem talento em qualquer área, é possível encontrar várias oportunidades de voluntariado, como por exemplo, construir um abrigo para a organização Habitat for Humanity, cantar com os residentes de uma casa de repouso ou ensinar uma criança com dificuldades na aprendizagem da leitura. Existem muitas oportunidades de voluntariado que não requerem habilidades especiais, como fazer limonada para as pessoas que constroem casas na organização Habitat for Humanity ou arrumar livros nas prateleiras de uma biblioteca escolar.

Significado

Fazer voluntariado em diferentes organizações pode trazer mudanças para qualquer sociedade. Escolas com um alto nível de voluntariado tendem a oferecer uma melhor educação aos seus alunos, pois os professores concentram-se mais no ensino enquanto os voluntários ajudam na sala de aula. Algumas instituições de caridade, como as de resgate de cães abandonados, não podem funcionar bem sem um voluntariado eficaz. Todos os tipos de caridade são mais eficientes quando o nível de voluntariado é elevado.

Benefícios

Além das vantagens óbvias para as instituições de caridade, elas também trazem benefícios aos voluntários. Ser voluntário na escola do seu filho faz com que os funcionários da escola fiquem mais atentos às necessidades dele. O voluntariado que se faz através da linha telefônica compensa o voluntário porque a pessoa que ele atendeu foi ajudada na sua dificuldade. A maioria dos voluntários consideram o voluntariado muito gratificante.

Intervalo de tempo

Apesar de se preocuparem com uma causa, muitas pessoas optam por não fazerem voluntariado porque pensam que é preciso dedicar muitas horas à atividade. Mas o tempo necessário para se dedicar aos diferentes tipos de voluntariado varia e muitas das instituições de caridade apreciariam o seu voluntariado, mesmo que ele fosse apenas de uma hora. Por exemplo, uma instituição de caridade pode necessitar de voluntários para efetuar chamadas telefônicas mesmo sem sair de casa e você pode trabalhar na hora que quiser.

Efeitos

Os efeitos do voluntariado são enormes na sociedade. As crianças que convivem com voluntariado na sua escola aprendem a considerar a comunidade em vez de pensarem somente nas suas famílias. Detentos que assistem a estudos bíblicos geridos pelos voluntários têm uma percentagem de reabilitação maior. Conectando-se com a comunidade através de voluntariado, você modifica o mundo para melhor.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível