Sobre máquinas de exercícios invertidos

Escrito por joan firstenberg | Traduzido por juliana ferreira dos anjos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sobre máquinas de exercícios invertidos
Faça exercícios invertidos em uma máquina e você se sentirá renovado (Toys For Men, by Squirrel Cottage, Flickr.com)

Inverter-se é quase como reinventar-se. Com alguns minutos por dia em uma máquina de exercícios invertidos, você poderá acabar se sentindo completamente revigorado e renovado. Atividades invertidas possuem benefícios maravilhosos, como obter uma pele mais macia, melhor saúde e maior circulação e ficar mais relaxado. Mas também há muitas pessoas que não devem fazer atividades invertidas, devido a condições crônicas ou doenças.

Outras pessoas estão lendo

O que é uma máquina de exercício de terapia de inversão?

Pendurar-se de cabeça para baixo soa como uma diversão para as crianças. Mas, mais e mais adultos estão fazendo isso, em um esforço para se exercitar, ficar belo e ter mais saúde. E, de fato, há muitos benefícios em olhar o mundo de baixo para cima.

Com a terapia de inversão, você se pendura de cabeça para baixo, pelos pés, deixando o peso do corpo e a gravidade liberarem todas as aflições, dores, nós e tensões nas articulações. Os médicos não costumam prescrever a inversão para o tratamento de qualquer patologia, mas algumas pessoas que a usam dizem que faz um trabalho maravilhoso de rejuvenescimento do corpo. Uma mesa para inversão é simplesmente uma tábua acolchoada em que você se senta e prende os tornozelos na parte inferior. Em seguida, deita-se, empurrando a tábua para trás, com o corpo e com os pés em direção ao teto. Pronto, lá vai você ser pendurado pelos pés.

Ao comprar uma máquina de inversão, primeiro certifique-se de que a estrutura é feita de metal pesado, para não haver acidentes durante o exercício. Outra característica que você poderá explorar são as áreas acolchoadas, como no guidom, para tornar mais fácil a inversão e o retorno para a posição vertical. Certifique-se de entrar e sair facilmente. Compre uma máquina com ajustes claros de altura, para você se adequar. As fechaduras das pernas devem se encaixar de forma segura e oferecer uma sensação de segurança, enquanto você está invertido. A estrutura deve ter protetores de piso de borracha, para mantê-lo estável e proteger o chão. Alguns dos principais fabricantes de máquinas de exercícios invertidos são Teeter, Ironman, Paradigm e Stamina.

Sobre máquinas de exercícios invertidos
Certifique-se de que a estrutura da máquina é feita de material resistente, para evitar acidentes durante o exercício

História da terapia da inversão

A terapia da inversão não é nova. Na verdade, foi usada pela primeira vez em 400 a.C. pelo pai da medicina, Hipócrates, que usou cordas e roldanas para amarrar um paciente em uma escada para que a gravidade o ajudasse. Em seguida, no final de 1.800, Sampsom apresentou um dispositivo de inversão chamado de Coluna Romana. E John Grimek, um famoso construtor dos anos 1940 e 1950, ficou conhecido ao treinar de cabeça para baixo.

Mas foi na década de 1960, na Califórnia, que o Dr. Robert Martin, um osteopata, quiroprático e doutor em medicina, surgiu com o "Sistema de Orientação da Gravidade", baseado na ideia de inverter o paciente e deixá-lo sob o efeito da gravidade. Foi a primeira explicação simples em inglês sobre a terapia da inversão. Depois veio o famoso Joseph Pilates, cujo sistema de exercício contém uma série de posturas invertidas.

Atualmente, a inversão é um fenômeno crescente, tanto para o exercício quanto para fins de saúde. Mesmo a Escola do Exército de Aptidão Física dos EUA, que opera em uma base mundial, tem incorporado a inversão em sua doutrina de treinamento. No Fort Benning, na Geórgia, os Guardas do Exército usam botas de gravidade para inverter. O objetivo para eles fazerem isso é curar o dano causado no corpo durante o treinamento. Os soldados muitas vezes se esticam enquanto estão de cabeça para baixo, para aumentar ainda mais os efeitos da inversão.

Os benefícios do uso da máquina de exercício de inversão

Ao longo dos anos, foram feitas muitas reclamações, verdadeiras e falsas, sobre os benefícios do exercício invertido. Houve alguns relatos de que ele ajudou crianças com lesão cerebral ou aliviou os sintomas da paralisia cerebral e ofereceu novas perspectivas de percepção espacial para cegos. Muitas dessas alegações não foram investigadas ou aprovadas pela comunidade médica. Mas para o público em geral, é geralmente aceito que a descompressão, a mobilização e a oscilação da estrutura do esqueleto humano podem oferecer muitos benefícios relacionados com a saúde:

  1. Oferece uma redução da dor e espasmos musculares em problemas comuns nas costas.
  2. Você se sentirá extremamente relaxado após a inversão.
  3. Melhora a circulação do corpo.
  4. Pode descomprimir os discos intervertebrais, simplesmente porque você está de cabeça para baixo.
  5. Você encontrará uma maior mobilidade da coluna vertebral.
  6. Invertendo-se, você automaticamente estica os músculos e os ligamentos.
  7. Alívio para quem sofre de varizes dolorosas.
  8. A inversão envia mais oxigênio para o cérebro.
  9. Oferece um aumento no ritmo de crianças que sofrem de autismo ou paralisia cerebral.
  10. Sua orientação espacial será ampliada.

Quem não deve usar equipamento de exercício de inversão?

Atividades invertidas são uma experiência maravilhosa para muitos, mas não é apropriada para todos. Há muitas condições de saúde que podem impedir uma pessoa de praticar a inversão. Na maioria desses casos, a melhor coisa a fazer é verificar com o seu médico sobre o exercício e ver o que ele pode fazer por você.

Se estiver tomando anticoagulantes (como medicamentos para ralear o sangue ou aspirina para reduzir a coagulação das artérias e vasos sanguíneos).

As pessoas com fraqueza óssea ou fraturas recentes e implantes esqueléticos podem piorar se inverterem.

Pessoas com distúrbios cardíacos e circulatórios devem manter-se longe da inversão.

Se você tiver sofrido de hérnias abdominal ou de hiato, o seu diafragma ou a sua parede abdominal podem ser fracos e vulneráveis à inversão.

Pressão arterial alta ou hipertensão: os médicos dizem que uma pressão alta é superior a 140/90. A maioria dos médicos aconselha esse grupo a não inverter, mas alguns dizem que ela pode criar uma sensação de relaxamento e uma diminuição da frequência cardíaca e, consequentemente, da pressão arterial. E alguns médicos têm recomendado inversão no tratamento da pressão arterial elevada.

A infecção no ouvido médio pode causar desconforto ou desorientação durante a inversão. Verifique com seu médico antes de fazer isso.

Obesidade extrema pode ser um problema, porque o equipamento de inversão normalmente tem uma capacidade de carga, o que não deve ser excedida. Se você não estiver acima do peso, então poderá inverter por todos os meios.

As mulheres grávidas devem ter muito cuidado com inversão. A melhor coisa a fazer é verificar com o seu médico ou obstetra.

As pessoas com problemas do olho, incluindo a conjuntivite (olhos vermelhos) e o mais sério que é o glaucoma não são recomendadas para o uso de equipamento de inversão.

O descolamento de retina, quando a retina que cobre a parte de trás do olho separa-se do nervo óptico, é quase sempre tratado cirurgicamente e a inversão não é recomendada, nessa condição.

Se você tiver algum trauma grave na medula espinhal, verifique com seu médico antes de inverter.

Vítimas de derrame devem ser muito cuidadosas com a terapia de inversão, dependendo dos sintomas.

Os ataques isquêmicos transitórios, ou um "ministroke", ocorrem quando o fluxo sanguíneo é temporariamente interrompido para parte do cérebro devido a um bloqueio e pode preceder o aparecimento de um ataque súbito completo. Eles exigem atenção médica imediata.

Qual a diferença que a terapia da inversão pode fazer

Como crianças, a maioria de nós já tentou e conseguiu ficar pendurado de cabeça para baixo. Nós fazíamos isso no "playground", pendurando a parte de trás dos joelhos em um declive ou galho de árvore. Mesmo antes disso, nossos pais brincavam quando éramos bebês como se fôssemos aviões ou foguetes, nos levantando para o ar. Era uma grande sensação de liberdade, excitação e segurança, todos enrolados em uma experiência fantástica. Depois, por volta dos dez anos, paramos tudo isso e, a não ser a prática de ioga ou ginástica, a inversão e seus benefícios se tornaram coisa do passado.

O crescente uso da terapia de inversão em todo o mundo é tocar as pessoas em todos os lugares. Em um site britânico, recentemente apareceu um post da revista "Kindred Spirit", edição 45, dezembro de 1998. O autor diz:

"No caso da terapia de inversão a única característica é a permissão para voltar ao útero e re-experimentar à sensação de plenitude, segurança, confiança e carinho. Trata-se de deixar ir e cair facilmente em um local de entrega, para exorcizar o passado e receber a iniciação para o futuro. 'Eu senti como se estivesse dando à luz a mim mesmo' é ocasionalmente ouvido depois de uma sessão, bem como 'Sinto-me renascido' ou 'Me sinto mais eu'. A confiança que ocorre entre doador e receptor é intensa como a experiência do total suporte físico é inegável e isso se reflete em todos os níveis de energia do corpo."

O autor diz que a terapia de inversão é na verdade uma combinação única de princípios de cura conhecidos. Eles são confiança/desapego, equilíbrio/alinhamento, jornada interior, renascimento/transformação, iniciação, vulnerabilidade/empoderamento e centralização/conexão. Ela diz que é um novo desenvolvimento de trabalho corporal e cura, pois oferece ao paciente uma mudança no estado de consciência e cria um vínculo real de confiança.

Em 1998, no Reino Unido, a maioria dos trabalhos de inversão era feita por um profissional de saúde e o paciente. Agora, nos Estados Unidos, muitas das inversões são feitas sozinhas, em casa. Mas não há dúvida de que existem os mesmo benefícios.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível