Mais
×

Sofrito & temperos cubanos

Atualizado em 17 abril, 2017

Diferentes misturas de especiarias cubanas têm muitas semelhanças, com sabores que complementam uma grande variedade de carnes e legumes frescos de Cuba. O sofrito, uma mistura fundamental na culinária latino-americana, é apenas uma revigorante mistura salgada integrada em várias recitas cubanas clássicas. Com uma história multicultural e localização distinta no Caribe, Cuba usou estas misturas de especiarias para criar muitos pratos revigorantes e tentadores.

A culinária nativa de Cuba é muito bem acentuada pelas especiarias (Spice image by NeZla from Fotolia.com)

Sofrito

Com nuances da Espanha, Haiti, França e Itália, o sofrito fornece um realce a uma grande variedade de pratos. Ele é uma mistura refogada de cebola, tomate e coentro, fornecendo características únicas de sabor à culinária latino-caribenha. A receita básica é amplamente utilizada para dar um sabor picante. A disponibilidade e a popularidade de seus ingredientes dão ao sofrito cubano uma identidade única. Uma receita que representa o sabor de Cuba pede tomate, pimenta, cebola, alho, folhas de louro, cominho, orégano, xerez e sal, a serem misturados em grandes quantidades, o que sugere que possa ser armazenada em frascos a granel para uso com frequência. Sopas, frango, carne bovina, carne de porco, arroz e feijão assumem uma nova vida quando temperados com esta mistura aromática.

Mojo e adobo

Os cubanos adicionam temperos conservadoramente, e sua comida é conhecida pela plenitude de perfis de sabor, em vez do calor ou da intensidade de certos sabores. O mojo, um marinado de assinatura cubana, usa o vinagre, ou suco de frutas cítricas e alho, e pode incluir cebola e cominho. Tradicionalmente esmagado com um almofariz e um pilão, mas atualmente finamente misturado em um liquidificador, ele pode ser usado para amaciar e dar sabor aos pratos cubanos clássicos. A mistura picante de mojo e de adobo, uma mistura cremosa de alho, sal, cominho, orégano e suco de frutas cítricas, proporciona sabor enquanto seus sucos ácidos amaciam a carne e os vegetais de raiz, como a mandioca, a malanga, e a batata doce.

Os pratos cubanos são conhecidos pela plenitude dos perfis de sabor, em vez de seu calor ou intensidade (garlic image by Maria Brzostowska from Fotolia.com)

Misturas multiculturais

Cuba, no meio do Caribe, tem ao longo do tempo hospedado colonizadores espanhóis, escravos e refugiados africanos e suas respectivas cozinhas. De Havana e Santa Clara de Baracoa a cada costa, os cubanos gostam de usar alho, cebola, cominho, orégano e limão encontrados em Pescado De Habana. Um prato da cidade cubana de Baracoa possui uma forte utilização caribenha de leite de coco, urucum, limão e alho. O clássico prato de cuba, o arroz e o feijão, frequentemente integra alho, cominho e tomate para simplesmente dar mais sabor.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article