Por que nosso sol parece ser amarelo ou branco?

Escrito por monroe harden | Traduzido por michel makarios
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que nosso sol parece ser amarelo ou branco?
O sol aparenta ser branco ou amarelo (sun image by Stepanov from Fotolia.com)

Para o olho humano, o sol parece ser branco ou amarelo. Mas a cor de um corpo quente e irradiador depende da sua temperatura, como brasas incandescentes ou uma chama azul. O sol emite energia em todos os comprimentos de onda do espectro eletromagnético, mas sua temperatura determina como essa energia é distribuída. A distribuição de energia do sol, juntamente com os efeitos da atmosfera da Terra se combinam para tornar a aparência do sol amarela ou branca.

Outras pessoas estão lendo

Criação de luz

O sol é constituído principalmente por hidrogênio. Através da atração gravitacional, as temperaturas e pressões no interior do sol permitem que os átomos de hidrogênio fundam-se em hélio. Esta fusão nuclear ocorre no fundo do astro, criando uma grande quantidade de energia que aquece o núcleo do sol à temperaturas muito altas. A energia passa através da principal massa do sol e então irradia em uma fina camada externa chamada fotosfera. Isto ocorre a uma temperatura de cerca de 5700 graus Celsius.

Saída de energia

O sol emite energia em todo o espectro eletromagnético. A parte visível do espectro estende-se desde cerca de 4.000 angstroms a 7.500 angstroms. A temperatura da fotosfera impulsiona a distribuição da produção de energia do sol. O pico de saída do sol é cerca de 5.000 angstroms, que é próximo ao meio do espectro visível. Uma estrela mais quente emitirá a maior parte de sua energia na parte mais azul do espectro, enquanto as estrelas mais frias tendem a atingir o ponto máximo nas regiões vermelhas ou infravermelhas.

Combinações de cores

A luz do sol inclui todas as cores do espectro visível. Quando todas essas cores são combinadas, o olho humano vê o resultado como branco. Mas a passagem de um feixe de luz solar através de um prisma de vidro mostra que o feixe original inclui todas as cores diferentes. Cada cor representa um comprimento de onda de luz diferente.

Efeitos atmosféricos

A cor do sol também é afetada pela atmosfera da Terra. As moléculas no ar dispersam a luz recebida a partir do sol. Os comprimentos de onda dispersados dependem do tamanho das partículas. As partículas do tamanho de moléculas de ar dispersam a luz essencialmente no comprimento de onda azul. Isso faz com que o céu seja mais azul e a luz solar, menos. A perda dessa cor faz com que a coloração geral aparente vá para o lado vermelho do espectro. Isso muda a cor aparente da luz solar para a região amarela.

Outras cores

A atmosfera da Terra provoca alguns dos efeitos coloridos vistos ao amanhecer e ao pôr do sol. Isso depende da quantidade de atmosfera que a luz viaja. Durante as partes médias do dia, o sol é mais perpendicular à superfície da Terra, então sua luz passa mais diretamente através da atmosfera. Ao nascer do sol ou pôr do sol, a luz tem que passar através da atmosfera num ângulo mais raso, criando um caminho muito mais longo através do ar. O caminho mais longo permite uma maior dispersão da luz azul, fazendo com que a cor geral do sol fique em um tom mais avermelhado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível