Mais
×

Como saber se eu sou fértil ou não?

Atualizado em 23 março, 2017

Muitas mulheres não param para pensar na sua fertilidade até que isso realmente importe - quando elas engravidam ou estão tentando engravidar. E para a maioria delas, não tem nada de errado nisso. Porém, quando realmente importa, é útil saber quais sinais e sintomas querem dizer que você está no caminho certo. Embora checar os itens dessa lista não vai garantir que você seja fértil, eles são um bom começo -- mesmo que no fim te leve ao escritório de um médico.

Instruções

Fique ligado ao seu corpo para saber quando é o melhor período para tentar ter um bebê -- ou não (Dynamic Graphics/Creatas/Getty Images)
  1. Tenha menstruação regularmente. O primeiro e mais simples sinal de fertilidade é menstruação previsível e regular. Seu ciclo não tem que ter um de ritmo perfeito de 28 dias, mas ele deve ser consistente entre alguns dias, a cada mês.

  2. Confira sua temperatura. A temperatura basal do corpo da mulher aumenta um pouquinho a cada mês quando ela ovula, e se mantém até que sua menstruação chegue. Tire sua temperatura com um termômetro - você vai querer um basal específico que contém pelo menos uma casa decimal - cada manhã por vários meses para descobrir seus ciclos.

  3. Observe seu muco. Secreções vaginais, também conhecidas como muco, mudam ao decorrer do ciclo da mulher. Se ele for claro e pegajoso que se assemelha à clara de ovo é comum quando a mulher está fértil.

  4. Tenha TPM. Por mais estranho que pareça, clássicos sinais da tensão pré menstrual como dor nos seios, cólica e inchaço são todos indicações de que você está ovulando.

  5. Use um kit de ovulação sem prescrição médica. Embora eles não sejam baratos, testes de ovulação sem prescrição são muito precisos em prever fertilidades. Você encontra os kits na maioria das farmácias, tipicamente perto de testes de gravidez e produtos de higiene feminina.

Dicas

  • Boa saúde aumentará suas chances de ficar fértil. Mantenha um peso saudável - nem muito alto nem muito baixo - e siga as instruções do seu médico para seu bem-estar.

Aviso

  • Os sinais e sintomas descritos aqui não são uma garantia de fertilidade, nem a ausência deles indica a falta desta. Em caso de dúvida, consulte um médico.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article