Mais
×

Substitutos para as claras de ovo pinceladas sobre pastelarias

Atualizado em 07 abril, 2017

Sua receita de massa pode pedir que você pincele claras de ovo sobre ela antes de assar. Essa prática dá às massas um visual brilhoso e às vezes craquelado. Porém, se você não puder comer ovos ou preferir um outro tipo de visual para suas massas, deixe as claras de ovo de lado e substitua-as por outras opções.

As claras de ovo dão uma aparência brilhosa às massas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Creme de leite ou leite

Uma camada fina de creme de leite ou leite age como cola para ajudar as sementes ou granulados a aderirem à superfície das massas. Diferentemente das claras de ovo, no entanto, esses laticínios não resultam em uma casca brilhosa. Você vai conseguir uma casca mais dourada com o creme de leite ou o leite, graças à reação Maillard, que é o processo de dourar semelhante à caramelização. As enzimas e açúcares do creme de leite ou do leite reagem com o calor e criam uma casca dourada atraente sobre as pastelarias.

Manteiga

Semelhante ao creme de leite e ao leite, a manteiga produz uma casca de aparência dourada. Diferentemente das claras de ovo, a casca será fosca, não brilhosa, e macia, não crocante. Uma cobertura de manteiga derretida funciona bem para pães e bisnagas, dando a eles uma casca macia e um ótimo sabor amanteigado. Aplique a manteiga depois de assar as pastelarias ou pães, e não antes. Para receitas com crostas, como tortas, pincele a manteiga antes de assar e salpique grãos grossos de açúcar para uma apresentação bonita e deliciosa.

Xarope de milho

Pastelarias doces podem ter uma casca brilhosa e crocante com a aplicação de uma fina camada de xarope de milho misturado com água quente. Use partes iguais de xarope e água, e pincele a mistura na pastelaria antes de assar. Essa mistura pode ajudar a tornar massas pré-assadas impermeáveis. Depois de assar a massa, pincele a mistura no fundo e nas laterais para deixá-la impermeável contra a umidade dos recheios.

Geleia

Geleias de pêssego ou maçã, derretidas e aplicadas com pincel de pastelaria, dão um acabamento doce com brilho translúcido às pastelarias. As geleias quase sem cor também ajudam as coberturas, como sementes, biscoitinhos e caracóis de chocolate, aderirem à massa. Aplique a geleia depois de assar, ou use em massas pré-assadas para ajudar a impermeabilizar contra a umidade.

Glacê de açúcar

Uma mistura de açúcar de confeiteiro e uma pequena quantidade de água ou leite, bem misturados, pode ser pincelada ou despejada sobre pastelarias assadas para dar um acabamento doce com um visual branco e craquelado. Use glacê de açúcar em bolinhos dinamarqueses, bolo inglês, bolos e biscoitos. Aplique o glacê quando as pastelarias estiverem mornas ou frias para que o glacê não derreta ou encharque muito as massas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article