Gastronomia

Sucos de fruta não naturais vs. frutas frescas e suas fibras

Escrito por mark meyerzon | Traduzido por izabel santos
Sucos de fruta não naturais vs. frutas frescas e suas fibras

Frutas frescas

Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images

As bebidas de frutas são geralmente mistas e contém vários ingredientes, com algum tipo de suco de fruta em diversas proporções. Comparadas à fruta fresca, seu o valor nutricional provavelmente terá uma diferença significativa.

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Valor Nutricional: Sucos de fruta

A maioria das bebidas à base de frutas é feita a partir de pequenas quantidades do suco da fruta, e mesmo assim geralmente feitos com concentrados. Além de bebidas alcoólicas especializadas e outros drinks, a maioria das bebidas de frutas são feitas principalmente com água, xarope de milho, ácido ascórbico (vitamina C), vários tipos de corantes e cerca de 5% de suco a partir de algum concentrado. Algumas podem ser enriquecidas com vitamina D e cálcio. Em outras palavras, é água com corante e açúcar.

Valor Nutricional: Fruta fresca

As frutas variam muito na sua composição. No entanto, a maioria delas é rica em múltiplas vitaminas, potássio, antioxidantes, fibras e outros fitoquímicos valiosos. Algumas contêm maiores quantidades de açúcar do que outras (como uvas, quando comparadas ao mirtilo, por exemplo), mas ainda possuem pouquíssimas calorias, principalmente em comparação com bebidas de frutas ou mesmo suco de frutas puro. A quantidade de fibras também varia; maçãs e figos, por exemplo, contém mais do que o melão ou melancia. Exceto o suco de ameixa pura ou de outras frutas contendo polpa, as bebidas de frutas não possuem fibras.

Benefícios para a saúde: Fruta fresca

Diversos estudos mostram os benefícios de uma dieta rica em frutas variadas e legumes. Esse ponto deve ser enfatizado. Existem grandes evidencias que mostram que o consumo de frutas nos leva a ter boa saúde e protege contra a maioria das doenças crônicas.

Veredito

Bebidas de frutas são ricas em açúcar e calorias e a maioria tem carência de nutrientes essenciais. Ao contrário das frutas frescas, não há dados que indicam essas bebidas oferecem benefícios à saúde, pelo contrário, de acordo com a Academia Americana de Pediatria. Bebidas de frutas não são de maneira nenhuma um substituto para as frutas frescas.

Melhores opções de frutas

Todas as frutas, de preferência orgânicas e frescas, proporcionam excelente nutrição, principalmente se ela substituírem alimentos processados. Mas se alguém tiver que escolher entre as melhores opções - baseando-se puramente em baixo teor calórico, alto teor de fibra e valor antioxidante fenomenal - seriam os mirtilos (ou blueberries), framboesas, amoras, romãs e kiwis. No entanto, há uma grande variedade de frutas que possuem perfis nutricionais excelentes.

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