Sugestões para desenvolver o trabalho de equipe

Escrito por frank girard | Traduzido por rúben carlos esteves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sugestões para desenvolver o trabalho de equipe
O trabalho em equipe transforma, muitas vezes, o impossível em possível (teamwork image by Yvonne Bogdanski from Fotolia.com)

Desenvolver o trabalho de equipe é uma capacidade crítica para qualquer gerente, uma vez que levá-la a trabalhar harmoniosamente para o bem comum de uma secção e empresa pode aumentar muito os resultados, a moral dos seus empregados e a produtividade. A criação de equipes pode ser uma tarefa bem sucedida se você seguir as seguintes técnicas.

Outras pessoas estão lendo

Metas

O site Time Management Guide aconselha a certificar-se de que as metas da equipe são claras como cristal. Você deve também ver se os membros da equipe participam nas metas que foram estabelecidas para o grupo. Os objetivos devem ser mensuráveis.

Responsabilidade

Defina a responsabilidade de cada membro da equipe. Se não o fizer, poderá pôr em risco certas áreas críticas que necessitam da sua intervenção. Evite sobrepor as responsabilidades. A sobreposição leva, por vezes, à confusão e frustração.

Gerenciamento de crises

Quando os problemas surgem, reporte-os imediatamente à sua equipe. Segundo o Time Management Guide, orienta a adotar o método de "refletir bem antes de tomar qualquer decisão". Esse método deve definir as metas e as opções que considera para tomar a decisão. Além disso, devem ser identificadas as obrigações essenciais ligadas a cada decisão. Uma obrigação essencial é um item que deve ser atingido quando se pondera uma decisão alternativa. Por exemplo, pode considerar-se como obrigação essencial o fato de ter de poupar, no mínimo, $50,000 por ano. Qualquer ideia alternativa que não economize pelo menos esse montante, é eliminada.

Atribuição de trabalho

Conforme a Universidade de Wisconsin em Madison, uma atribuição deve considerar as características e habilidades únicas de cada membro da equipe. Além de obter os melhores resultados quando distribui tarefas pelos membros que se superam na realização da tarefa, a satisfação da equipe irá melhorar, porque a maioria das pessoas gosta de mostrar as suas próprias habilidades.

Comunicações

O trabalho de equipe eficiente requer uma comunicação permanente. Em primeiro lugar, o líder deve estar acessível a todos os membros da equipe. Em segundo, devem existir reuniões assíduas sobre o estatuto da equipe. As reuniões podem incluir alguns tópicos, como por exemplo, o estatuto do trabalho e os assuntos que requerem a resolução de problemas.

Desafios

Preste atenção e trabalhe proativamente para prevenir ou reduzir o impacto que os desafios exigem à equipe. De acordo com a Universidade de Wisconsin em Madison, alguns desses desafios incluem mudanças de pessoal, membros da equipe insatisfeitos, prazos irrealistas, falta de clareza nas metas a alcançar, falhas de comunicação e a falta de participação dos membros da equipe.

Motivação

O Sykes Group recomenda que você reconheça o sucesso dos membros da equipe. Elogie mais e critique menos. Compreenda o que motiva o membro da equipe a se tornar em um colaborador principal e controle-o de forma a que você reconheça nele a sua componente motivacional. Demonstre ter um interesse genuíno por todos os membros da equipe. Descubra quais são os seus interesses específicos e as suas necessidades.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível