Que tamanho uma dissertação deve ter?

Escrito por edwin thomas | Traduzido por maria cristina marques
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Que tamanho uma dissertação deve ter?
Certifique-se que sua dissertação não esteja muito curta ou muito longa (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

"Qual deve ser o tamanho da minha dissertação?". Essa questão tem atormentado muitas pessoas que estão entrando em um programa de doutorado. A resposta não é simples, pois os requisitos variam de acordo com a universidade e, às vezes, até mesmo dentro das universidades. Algumas vezes, pode não existir nenhum requisito de tamanho. Embora o formato da sua dissertação e os rigores intelectuais sejam mais importantes, é melhor certificar-se que o tamanho do seu trabalho esteja dentro de um limite razoável. Se estiver curto, seus professores podem presumir que ele está incompleto. Se estiver longo, eles podem entediar-se antes de concluir a leitura.

Outras pessoas estão lendo

Tamanho mínimo

Não existem padrões universais para o tamanho de uma tese, já que eles variam dentro de cada sistema de universidade ou instituição. Algumas universidades sequer especificam um tamanho desejado e, se o fazem, os candidatos são avisados, embora mais que isso seja necessário para defender adequadamente sua pesquisa. Em outras instituições, as diretrizes podem variar em diferentes escolas ou mesmo departamentos. Por exemplo, o departamento de artes e ciências pode exigir um determinado tamanho, mas a escola de farmacologia pode não fazer essa exigência.

É útil pensar em sua dissertação como seu primeiro livro acadêmico. Os livros são geralmente numerados em centenas de páginas, não dezenas.

Conteúdo

Se você vir sua dissertação como seu primeiro livro acadêmico, lembre-se que, assim como os livros têm um formato específico, sua dissertação também deverá ter. É esperado que se inclua uma página de título, um resumo, um índice paginado de conteúdos e uma seção de bibliografia e notas. Algumas teses ainda são obrigadas a ser indexadas.

Aspectos como a bibliografia, notas e um índice, se forem necessários, irão aumentar substancialmente o tamanho total do trabalho, sem aumentar o texto em si. Algumas instituições que têm requisitos de tamanho não incluem estas páginas como parte dos requisitos, enquanto outras apenas consideram a contagem total de páginas. Conheça os requisitos da sua universidade completamente antes de terminar e entregar sua dissertação para aprovação.

Aprovação

Independente do tamanho da sua dissertação, ela enfrentará a aprovação por uma banca. Dissertações são analisadas ​​por uma banca composta pelo seu orientador e pelo menos dois outros membros do corpo docente. Nessa etapa, o interesse está muitas vezes mais focado no rigor intelectual que na contagem de páginas, mas ainda assim é importante seguir os seus requisitos de tamanho. Pode ser possível fazer um trabalho um pouco curto e ainda produzir uma excelente pesquisa que receba a aprovação. No entanto, ao não seguir as diretrizes, você assumirá um risco.

Acertando o alvo

Uma dissertação é feita com o objetivo de produzir um documento que contribua para o conhecimento acadêmico de alguma forma. Se aprovada, sua dissertação está destinada a ir para as prateleiras da biblioteca da universidade. A qualidade da pesquisa é uma questão fundamental. Se houver uma exigência mínima de 200 páginas e uma dissertação contiver apenas 120 páginas, isso provavelmente significa que há aspectos da questão analisada que ainda não foram examinados​​ ou buracos substanciais na pesquisa. Se a dissertação tiver várias dezenas de páginas a menos, em vez de algumas dúzias, ela parecerá ser um trabalho inacabado, o que significa que mais pesquisa é necessária. Esse não é um problema que será resolvido simplesmente sendo mais prolixo e incrementando sua escrita. Professores sabem dizer quando uma dissertação foi preenchida por tamanho e sua banca de avaliação não o recompensará por seus esforços medíocres. Passe algum tempo na biblioteca de sua universidade folheando as dissertações publicadas. Preste atenção em como os outros doutorandos seguiram as orientações de tamanho. Siga esses passos, afinal, eles já passaram pelo mesmo caminho que você e o fizeram com sucesso.

Tamanho e tempo

Programas de doutorado são estruturados de modo que os candidatos comecem sua pesquisa durante o seu segundo ano, se não antes disso. O programa do curso geralmente termina ao final do terceiro ano, embora seja um trabalho que leve entre 4 e 8 anos para ser concluído. Mesmo um estudante eficiente e trabalhador normalmente passa dois anos estudando em meio período e um ano em tempo integral, trabalhando em sua dissertação.

Uma das melhores maneiras de reduzir a quantidade de tempo que será gasta em sua dissertação é escolher um tema que tornou-se familiar para você. Normalmente, um doutorando fará sua dissertação sobre o mesmo assunto de seu curso ou graduação. Não fazer isso vai custar-lhe um tempo precioso. Os candidatos com diplomas de mestrado fariam bem ao utilizar sua tese de estudos do mestrado como a base para sua dissertação, poupando-lhes um ano de estudo em meio período.

Qualquer estágio, bolsa de estudo ou emprego assumido enquanto se trabalha em uma dissertação deve ser em áreas que vão ajudar em vez de atrasar a pesquisa. Todas estas etapas permitirão que um candidato de doutorado maximize o tempo da pesquisa e produza um trabalho de tamanho e qualidade necessários em uma quantidade de tempo mínima.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível