Educação e ciência

Técnica de avaliação formativa e somativa

Escrito por cj callen | Traduzido por francine silva
Técnica de avaliação formativa e somativa

Os professores usam as avaliações formativas para fazer ajustes no planejamento de aula

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As avaliações formativas são usadas para medir os níveis de conhecimento e compreensão durante o período de um curso ou uma aula. Os professores usam esse tipo de avaliação para o planejamento de aula, assim como para obter informação para determinar se ajustes são necessários enquanto as aulas estão acontecendo. As avaliações somativas são dadas depois que as aulas, os capítulos ou os semestres são concluídos. Essas avaliações são usadas para estimar como o aluno tem retido informação durante o curso. Elas também pedem aos alunos para aplicar o que eles têm aprendido.

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Avaliação formativa informal

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Observações, discussões abertas e opiniões do aluno são exemplos de técnicas que os professores usam para avaliar seus alunos. Os professores criam avaliações formativas constantemente. Cada aluno é diferente e cada turma forma uma dinâmica única. Por causa disso, a abordagem de um professor em como administrar a turma deve ser flexível. Observar como os alunos interagem uns com os outros ou como reagem a uma lição ou tarefa em particular, oferecem ao professor informações valiosas em como proceder com futuras aulas. As discussões abertas são de conversação e mais descontraídas. Esse tipo de avaliação formativa fornece ao professor mais discernimento acerca dos níveis de compreensão do aluno sobre o assunto ensinado, assim como o seu interesse -- ou a falta dele -- e entusiasmo para tarefas futuras. A resposta do aluno é uma forma importante de avaliação formativa, fornecendo ao professor e ao aluno discernimento e informação. Uma simples pergunta, tal como "Como você acha que se saiu naquele teste?", pode abrir mundos de informações. O aluno consegue autoavaliar a sua compreensão do assunto e o professor consegue encontrar forças e fraquezas e pode ajustá-las apropriadamente.

Avaliação formativa formal

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Questionários, deveres de casa e trabalhos de escrita são avaliações formativas formais. Aplicar pequenos questionários em intervalos diferentes fornece prática e intuição aos alunos sobre o que o teste final deve incluir, assim como dá ao professor uma ideia de como os alunos estão compreendendo o assunto. Outra forma de fornecer prática aos alunos é atribuir determinados deveres de casa que não serão contados como parte da nota final para o curso. Isso promove o pensamento independente, confiança e encoraja a autodisciplina. O dever de casa é uma avaliação preciosa para o professor ver o compromisso de cada aluno para estudar e aprender. O trabalho de escrita, não importa qual seja o curso ou assunto, é mais uma discussão aberta e uma resposta do aluno, mas em nível pessoal. O aluno é livre para se expressar sem o julgamento de seus colegas de classe. A ele é pedido para escrever um diário diariamente ou semanalmente. As entradas do diário podem ser livres, ou pensadas em um tópico específico, sugeridas pelo professor.

Avaliação somativa localizada

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As avaliações somativas são estruturadas especificamente para avaliar o nível de entendimento do aluno sobre o curso. Essas avaliações são dadas na conclusão de capítulos, livros ou semestre. Elas são geralmente testes escritos ou tarefas que serão calculadas na nota final ao término do curso. Essas notas não são apenas incluídas na nota individual do aluno, mas também usadas pela escola para avaliar os alunos para uma futura colocação e curso de estudo.

Avaliação somativa geral

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Essas são provas dadas aos alunos em níveis específicos de notas para avaliar o corpo estudantil no geral. A pontuação dessas avaliações são combinadas em escolas de todo o estado, e cada aluno recebe a nota em relação a porcentagem de outros alunos que tiveram pontuações parecidas. As avaliações somativas do Estado também são usadas para pontuar escolas individuais pela responsabilidade do processo de aprendizagem. As escolas com menor porcentagem de responsabilidade recebem geralmente maiores fundos para que elas alcancem os padrões estaduais e nacionais. As escolas que ficam abaixo dos padrões aceitáveis em uma base consistente correm o risco de penalidade do conselho de educação do Estado.

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