Quantas calorias são gastas nadando?

Escrito por kim nunley Google | Traduzido por thales fcb
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quantas calorias são gastas nadando?
A natação é uma excelente forma de exercício aeróbico (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Outras pessoas estão lendo

Não é tão simples

Um atleta de 68 kg queima aproximadamente 272 calorias ao nadar 1.300 metros em 30 minutos. Nadar borboleta durante o mesmo período de tempo queima cerca de 38% mais calorias, enquanto de peito queima apenas 25% a mais e de costas 12% a menos. Um atleta de 54 kg queima apenas 218 calorias nadando os mesmo 1.300 metros.

Se todos esses números deixaram você boiando, lembre-se de que a quantidade de calorias gasta depende da braçada, esforço, velocidade, sexo, peso e habilidade. A maioria dos nadadores nada com uma mistura de braçadas em diversas intensidades, então a contagem de calorias deve ser vista com cautela.

Em geral, quanto mais rápido o atleta nada, mais calorias irá queimar por hora. Por exemplo, se o atleta de 68 kg citado anteriormente conseguisse nadar mais 50 metros por minuto, ele queimaria 102 calorias a mais no mesmo período de tempo. Se fizer as contas, você verá que isso representa aproximadamente a metade a menos de calorias por metro. Surpreso? Na natação, eficiência é mais importante que esforço. Um estudo mostra que nadadores de competição gastam apenas 280 calorias para nadar 1,6 km, enquanto nadadores de habilidade intermediárias queimam 440. Dessa forma, como nadar mais rápido pode queimar mais calorias? Embora os nadadores eficientes queimem menos calorias, eles percorrem mais distância no mesmo período de tempo. Toda essa distância maior pode aumentar até 100 calorias a cada 30 minutos.

Natação em comparação a outros exercícios

Um estudo feito por Jang e seus colaboradores, em 1987, descobriu que nadadores do sexo masculino e corredores de distância queimam o mesmo número de calorias treinando. Nadadoras do sexo feminino queimam mais calorias em relação às corredoras. Isso se deve provavelmente porque nadadores competitivos realizam intervalos de maior intensidade, o que queima mais calorias e requer mais energia para se recuperar do que os esforços constantes no treinamento de corrida de distância.

Vários estudos foram realizados para descobrir porque nadadores de elite tem, em média, 5% a mais de gordura corporal que outros atletas de resistência. Luise Burke revisou diversos estudos publicados no Jornal Americano de Medicina Esportiva e no Jornal Internacional de Medicina Esportiva em seu livro "Practical Sports Nutrition". Ela concluiu que esses estudos falharam ao providenciar respostas satisfatórias para o enigma (veja as referências abaixo para maiores informações). A grande porcentagem de gordura corporal dos nadadores continua um mistério.

Melhor exercício para você

Natação é um excelente exercício aeróbico que envolve o corpo inteiro e queima tantas calorias quanto correr ou andar de bicicleta na mesma intensidade. É uma opção segura para atletas acima do peso, idosos e grávidas, os quais o corpo não suporta esportes de alto impacto. Se você gosta de nadar, continue. Não importa se você está queimando 400 calorias por hora brincando com suas crianças ou 758 nadando borboleta para se classificar para as Olimpíadas. Qualquer tipo de natação queima calorias. Qualquer que seja o esporte que tire você do sofá com mais frequência será o que gastará mais calorias a longo prazo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível