Técnicas de entrevista para assistentes sociais

Escrito por rebeca renata | Traduzido por lily alves
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Técnicas de entrevista para assistentes sociais
Assistentes sociais (Andrea Morini/Digital Vision/Getty Images)

Os assistentes sociais são treinados como profissionais de saúde mental e têm habilidades específicas na prestação de terapia e aconselhamento para uma variedade de clientes. Como parte desta formação, os assistentes sociais clínicos desenvolvem técnicas para entrevistar pessoas. Há muitos modelos para a realização de sessões de terapia, no entanto, existem alguns métodos gerais de entrevistas que a maioria dos trabalhadores sociais e terapeutas emprega.

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Crie um ambiente aberto e calmo

Definir um tom calmo, aberto e receptivo é importante. O assistente social pode fazer isso através do uso da linguagem corporal, por exemplo, tendo uma postura forte, aberta e acolhedora. Da mesma forma, um assistente social pode usar o tom de voz para criar uma sensação calmante e relaxante. Isso pode ser útil se o cliente estiver exibindo ansiedade ou tensão.

Escuta ativa

Ouvir é uma das habilidades mais importantes para uma entrevista clínica, uma vez que a reação de um médico para um cliente é uma maneira de incentivar a comunicação e oferecer validação. A maioria dos médicos e assistentes sociais emprega a técnica de escuta ativa, o que significa deixar a outra pessoa saber que você reconhece o que está sendo dito, sem interromper o que eles estão dizendo. Quando um terapeuta pratica a escuta ativa, faz contato com os olhos, balança a cabeça e pode fazer reconhecimentos verbais.

Perguntas fechadas x perguntas abertas

O modo que as perguntas são feitas é uma habilidade essencial para uma entrevista de trabalho social clínico. O questionamento do assistente social terá um efeito direto sobre que tipo de informação é compartilhada e se o cliente sente-se confortável compartilhando-a ou não. Linhas básicas de questionamento incluem perguntas abertas e fechadas. As perguntas abertas são muitas vezes mais usadas porque elas são geralmente a melhor maneira fazer uma pessoa conversar. Um exemplo de uma pergunta aberta seria: "O que está acontecendo com você?". Em contraste, as perguntas fechadas, podem ser usadas se o cliente estiver muito ansioso e não puder acalmar-se durante a entrevista.

Abordagem "pessoa no ambiente"

Os assistentes sociais são treinados para entender não apenas como o indivíduo opera, mas como ele está ligado ao seu meio ambiente e com a comunidade em torno dele. Portanto, técnicas de entrevista com um assistente social clínico podem incluir perguntas sobre os clientes, familiares, apoios sociais e comunidades. Tais questões podem ajudar a explicar a maior abrangência de alguns problemas, o que pode ajudar o cliente a compreender sua própria experiência. Eles também podem usar futuras intervenções, como conectar o cliente com os recursos da comunidade e sessões de agendamento com a família.

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