Técnicas fisioterapêuticas para tratamento da síndrome piriforme

Escrito por cleveland van cecil | Traduzido por josciel sousa
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Técnicas fisioterapêuticas para tratamento da síndrome piriforme
O alongamento ajuda no tratamento da síndrome do piriforme (Visage/Stockbyte/Getty Images)

A síndrome piriforme é uma condição da qual os sintomas incluem dor nas nádegas e nas pernas. Os nervos próximos ao músculo piriforme são comprimidos, causando irritação e dor que algumas vezes podem ser severas. A síndrome do piriforme usualmente resulta da tensão no músculo. Existem várias formas de tratar essa síndrome.

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R.I.C.E.R.

Reconheça que existe um problema nas nádegas e trate-o imediatamente. A síndrome do piriforme é uma lesão nos tecidos moles que pode se agravar se não for tratada. A aplicação do método R.I.C.E.R. dentro das primeiras 48 a 72 horas do aparecimento dos sintomas pode reduzir a chance de uma lesão mais severa. R.I.C.E.R. significa repousar o corpo, aplicar gelo (ice em inglês) nas nádegas, comprimi-las com uma bandagem elástica, elevá-las e referenciar ou se encaminhar para um fisioterapeuta qualificado.

Alongamentos

O alongamento é a parte mais importante da fisioterapia para os pacientes com síndrome do piriforme. Fazer alongamentos regulares ajuda o paciente a soltar o músculo, aliviando dessa forma a tensão e a tração que causa a compressão dos nervos. Um alongamento efetivo pode ser feito sentando-se no chão com ambas as pernas esticadas na frente do corpo. Puxe um pé, dobrando o joelho para a lateral. Segure seu tornozelo e traga-o até seu peito. Mantenha ele nesse local e conte até 20 ou 30. Repita isso três vezes para cada nádega.

Massagem

Nos estágios finais da síndrome, à medida que as nádegas se recuperam, o paciente será orientado pelo médico para retornar aos esportes leves. É importante que você não atrase para começar isso e que "escute" o seu corpo. Se você sentir uma dor excessiva nas nádegas durante as atividades, pare imediatamente.

O seu médico pode recomendar massagem como uma terapia pré-esportiva. Ela ajuda a soltar o tecido mole das nádegas e manter os músculos aquecidos para os exercícios e alongamentos.

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