Como usar técnicas de Gestalt para o crescimento pessoal

Escrito por lori mcferran | Traduzido por débora santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como usar técnicas de Gestalt para o crescimento pessoal
Terapia Gestalt (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Derivada da ideia clássica de "Gestalt", que significa uma figura ou padrão que pode ser distinguido contra uma experiência de fundo, é uma forma de psicoterapia que foi desenvolvida pelo psicanalista alemão Fritz Perls na década de 1940. O objetivo da terapia Gestalt é a autoconsciência, na sua essência, identificando a figura que é "você" num contexto de emoções não resolvidas e situações. Muitas das técnicas utilizadas em cenários clínicos para psicanálise Gestalt podem ser adaptadas para melhorar o contato de um indivíduo com ele próprio e com o ambiente circundante, bem como aumentar o seu próprio crescimento.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Caderno e caneta
  • Cadeira vazia
  • Uma vara acolchoada ou bastão

Lista completaMinimizar

Instruções

    A autoconsciência leva ao crescimento

  1. 1

    Tornar-se autoconsciente O objetivo da Gestalt é aguçar a consciência de suas próprias necessidades, bem como de suas defesas, repressões e pensamentos improdutivos. Uma técnica importante para aumentar a consciência é fortalecer a compreensão do "aqui e agora", que é iniciado através de observações usando a declaração: "Eu estou ciente de que ...". Use essa afirmação para definir a si mesmo, como "Estou ciente de que eu estou com fome"," Eu estou ciente de que me sinto triste", ou "Estou ciente de que estou sentado na frente do meu computador." Você também pode se perguntar: "O que estou sentindo agora?" e "O que estou fazendo agora?" Responder a essas perguntas produz uma visão clara de quem você é, coloca-o no presente e separa seus sentimentos de julgamentos e interpretações. Isso pode ajudar a limpar o seu caminho adiante.

  2. 2

    Dramatização Uma das técnicas mais famosas da terapia Gestalt envolve a encenação para resolver situações inacabadas em sua vida. Usando uma cadeira vazia, projete uma fantasia, sentimento ou parte de você na cadeira vazia e, em seguida, inicie um diálogo com a entidade na cadeira. Se os sentimentos que você tem projeções giram em torno de raiva contra seu pai ou mãe, por exemplo, discuta como você se sente e explique o que você precisa daquela pessoa para se sentir melhor. Essa técnica Gestalt efetivamente dramatiza problemas, exterioriza-os e torna-os acessíveis para você. Dessa forma, você poderá encontrar maneiras de resolver o problema e seguir em frente com sua vida.

  3. 3

    Analise seus sonhos A terapia Gestalt acredita que os sonhos são altamente significativos na vida do sonhador, oferecendo insights sobre a psicologia da pessoa e traumas do passado. A fim de compreender e utilizar o poder dos sonhos, uma técnica Gestalt consiste no registro de seus sonhos em um caderno por duas semanas. Selecione um sonho que você se sinta especialmente triste, então identifique-se com cada aspecto do sonho. Seja o sonho; se descreva como esse elemento e represente-o. Já que a pessoa que está produzindo o sonho está relacionando os elementos a si mesmo, o significado é muito pessoal. Essa técnica permite que você se conecte com partes alienadas da sua experiência. Ao fortalecer as partes da pessoa que você pode ter perdido, você aumenta o seu poder pessoal.

  4. 4

    Libere a raiva Outra técnica Gestalt utiliza varas acolchoadas para ajudar a liberar os sentimentos de raiva. Visualize uma situação ou pessoa que está associada com os sentimentos de raiva que você tem, use o bastão para bater em um sofá ou cadeira vazia, liberando a raiva de uma forma positiva e não-prejudicial. Continue a atividade até sentir uma sensação de alívio ou sentir que a raiva se dissipou. Livrando a psique de uma pessoa de uma raiva improdutiva, bem como a utilizando de outras técnicas descritas acima, a Gestalt ensina que o verdadeiro eu de uma pessoa e seus sentimentos reais tornam-se mais claramente definidos. Através dessas técnicas, você pode libertar-se dos blocos e questões inacabadas que diminuem a satisfação, realização e crescimento, e se tornar mais completo e criativamente vivo.

Dicas & Advertências

  • As técnicas descritas neste artigo foram adaptadas daquelas utilizadas nas práticas das clínicas de terapia Gestalt. Para experimentar a psicoterapia Gestalt em sua forma completa, você deve procurar um programa gerido por um praticante Gestalt e profissional treinado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível