Técnicas para gravar em pedra

Escrito por andrew dewitt | Traduzido por bruno laget
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Técnicas para gravar em pedra
A escultura é um trabalho de paciência e prática (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Escultura em pedra é uma forma de arte que soa intimidadora para muitos artistas. Talvez seja assim por causa da beleza e do poder de obras clássicas como o "David" ou "La Pietá", de Michelangelo. Em comparação com estas grandes esculturas de pedra, muitos sentem que suas tentativas amadoras seriam, na melhor das hipóteses, risíveis. No entanto, a escultura em pedra, como toda forma de arte, pode ser dominada através de paciência e prática. Afinal, todos, incluindo Michelangelo, tiveram de começar pelo princípio um dia.

Outras pessoas estão lendo

Planejando a forma

Um dos passos mais importantes antes de cortar sua pedra é planejar adequadamente a escultura. Existem várias maneiras para isso. Alguns artistas criam esboços da forma geral que a escultura tomará, em uma série de desenhos em papel. Esses desenhos podem ser posteriormente utilizados como referências durante a escultura. Se você fizer isso, deve considerar fazer ilustrações detalhadas dos pontos-chave de foco na escultura. Por exemplo, se você está esculpindo um busto, certifique-se de ter um desenho detalhado da cabeça.

Você também pode desenhar um esboço da escultura diretamente em seu bloco de pedra. Isto lhe dará uma idéia de por onde começar a lascar e esculpir. Você não conseguirá desenhar uma ilustração altamente detalhada sobre a pedra, mas um esquema básico pode ser um ponto de partida suficiente para começar a trabalhar.

Técnicas para gravar em pedra
Faça um esboço geral do formato da escultura

Dando a forma geral

De acordo com TheSculptorStudio.com, você pode começar a moldar a sua escultura e remover qualquer excesso de pedra com um formão. É possível começar a remover o excesso de pedra com essa ferramenta grande, batendo contra a pedra em um ângulo. A ferramenta não deve ser usada para o trabalho de detalhe, mas é melhor para obter uma primeira aproximação à forma final.

Você pode usar uma ferramenta menor, chamado de cinzel ponto, para refinar o formato da escultura. É melhor ir devagar quando retirar o excesso de pedra, uma vez que os pedaços não podem ser reincorporados mais tarde.

Técnicas para gravar em pedra
Dê uma forma básica com martelo e formão

Dando a forma final

Utilize um cinzel para começar a moldar e dar detalhes à sua escultura depois de ter dado a esta sua forma básica. Nesta fase, você deve evitar remover por acidente pedra a mais, então segurar o cinzel em um ângulo de 45 graus pode ajudar a garantir que seus golpes só retirem pequenas lascas, e assim prossiga devagar, dando forma mais definida à escultura.

Nesta fase, você também pode usar grosas de tamanhos variados para aprimorar a forma da escultura. Grosas são mais fáceis de usar do que as outras ferramentas, porque você está literalmente raspando a pedra onde não precisa mais dela. Vá alternando para grosas cada vez menores, para refinar mais pequenos detalhes.

Depois de ter esculpido a pedra ao seu gosto, você pode polir a escultura lixando a pedra com uma lixa molhada. Isto dará a seu escultura uma aparência suave que também mostra as veias dos minerais dentro da própria rocha.

Técnicas para gravar em pedra
Use cinzéis e grosas para dar a forma final antes de polir

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível