Técnicas de oratória para ensino médio

Escrito por dana bleicher | Traduzido por joao pedro oliveira
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Técnicas de oratória para ensino médio
Os estudantes devem sorrir e olhar nos olhos da plateia enquanto fala (Ableimages/Digital Vision/Getty Images)

Se a ideia de dar um discurso na frente de uma platéia faz um estudante do ensino médio ficar com as palmas das mãos suadas, um estômago revolto e um pé que não para de bater, ele é um candidato ideal para as aulas de falar em público da escola. Quanto mais cedo os alunos começarem a trabalhar em sua técnica de comunicação, melhor eles estarão quando tiverem uma entrevista para o primeiro emprego. Uma aula de oratória no ensino médio pode ajudar os alunos a superarem o nervosismo de falar em público.

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Conectando-se com a plateia

Os adolescentes que são inexperientes para falar em público devem aprender a falar com certa animação e entusiasmo. Se o estudante tem uma apresentação bem escrita, mas faz seu discurso com uma voz quieta e monótona, sem olhar nos olhos, expressão facial ou gestos, a platéia se dispersará rapidamente. Para garantir que a plateia preste atenção na apresentação, o orador precisa apresentar com paixão.

Falando claramente

Uma voz forte e confiante pode ser a ferramenta mais poderosa à disposição do apresentador. Quando fizerem um discurso, os oradores novatos devem falar em voz alta o suficiente para serem facilmente entendidos no fundo da sala. Os oradores adolescentes devem praticar o discurso vagarosamente para certificarem-se de que não estão resmungando ou juntando palavras. Evite termos informais ou gírias. Varie a entonação, o tom e o ritmo durante toda a apresentação para manter o interesse da plateia.

Controlando o nervosismo

Falar em público pode ser assustador, mas não é nada que os alunos não possam lidar. O clube de oratória em público "Toastmasters" sugere técnicas de relaxamento, tais como ouvir música, respiração profunda e alongamento para acalmar seus nervos. Ele também sugere que a visualização positiva, conhecer o público e prática repetitiva ajudará oradores novatos e nervosos a manter o medo sob controle. Os oradores devem trabalhar na manutenção de uma postura sólida, confiante e controlar comportamentos inquietos que possam distrai-los de suas mensagens.

Escrevendo o discurso

Os discursos formais devem ser planejados e praticados. Mesmo que estudantes possam escrever exatamente o que estão pensando em dizer, às vezes um esboço ou uma lista com tópicos de ideias principais podem ajudar mais. A meta deve ser parecer confiante e preparado, mas não artificialmente. Os oradores devem incluir uma introdução que chame a atenção, tenha um tema claro e devem fazer o mesmo na conclusão, chamando a atenção da plateia e reafirmando o tema.

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